• Carregando...
Neymar no último treino da seleção, no Maracanã, sábado, para a decisão contra a Espanha | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Neymar no último treino da seleção, no Maracanã, sábado, para a decisão contra a Espanha| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Às vésperas da final de hoje contra a Espanha, uma das manchetes do jornal catalão El Mundo Deportivo, misturava o slogan do Barcelona – ‘Mais que um clube’ – com o nome da nova estrela no país: ‘Neymar, mais que um craque’, dizia o título de um texto com detalhes da transformação do jogador durante a Copa das Confederações.

A negociação milionária com o Barça às vésperas do evento-teste da Fifa garantiu um novo status mundial ao meia-atacante. Em campo, o ex-santista transformou a própria imagem, candidata esta noite à consagração no Maracanã.

Envolto em contestações antes da disputa, o jogador substituiu as críticas pelo reconhecimento com seus gols e a eficiência coletiva. Mutação colocada à prova na decisão, seu primeiro grande jogo como estrela internacional.

Artilheiro da equipe com três bolas na rede – nunca havia emendado uma trinca de gols pelo time nacional, Neymar ainda participou de seis dos 11 tentos da seleção. É o recordista de chutes a gol de toda a competição, com dez arremates.

O camisa 10 também é o mais faltoso das Confe­­de­­rações, com 14 infrações cometidas. E o mais caçado, com 26 faltas sofridas.

Na avaliação da imprensa espanhola que está no país para a cobertura do evento Fifa, o jogador conseguiu se mostrar ao mesmo tempo um goleador implacável, um assistente de luxo e foi reconhecido até por ser combativo e colaborar na marcação. O carisma, a valentia e a genialidade reforçam a lista de elogios, que conta também com o adjetivo "milionário".

O valor de mercado do atacante subiu 22,6%, de R$ 154,2 milhões para R$ 189 milhões, depois que o jovem craque se transferiu do Santos para o Barcelona, no início de junho (por 54 milhões de euros), segundo cálculos da empresa de consultoria Pluri.

A genialidade do meia é exaltada pelo próprio comandante. Antes mesmo da estreia, quando Neymar amargava uma seca de nove jogos sem marcar – entre Santos e seleção – e com participações discretas nos amistosos preparatórios, Luiz Felipe Scolari pedia trégua.

"Eu não quero que a imprensa seja aliada, mas temos de proteger o grande ídolo. Ele não é só o meu ídolo. Ele é nosso", clamou Felipão, muito satisfeito agora com a evolução do pupilo.

No Barcelona todos estão radiantes. Único jogador com link próprio em destaque na abertura do site oficial do clube, Neymar é acompanhado e valorizado, ainda mais após a confirmação da decisão contra os espanhóis. São nove os companheiros do futuro time que compõem a delegação da Roja – sete titulares.

Ele apareceu ainda, segundo dados divulgados pela Fundação Barcelona Media, como o jogador do torneio da Fifa mais mencionado no Twitter, seguido do midiático italiano Mario Balotelli e do espanhol Sérgio Ramos.

Uma pesquisa realizada na última semana pela LeadPix Survey com 2400 in­­ternautas revela que 42% deles acham que o craque da Copa das Confederações será Neymar. Já para 13% dos consultados, o espanhol Iniesta é que será o grande nome da competição.

Com início dos trabalhos na equipe catalã marcado para o dia 29, o meia viu sua primeira partida com a nova e poderosa camisa ser confirmada durante a Copa das Confederações. Vai enfrentar logo o Santos, seu ex-clube, em amistoso no dia 2 de agosto.

De preferência com um título fresquinho no currículo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]