• Carregando...
Messi recebeu ontem a chuteira de ouro: salto para mais um prêmio de melhor do mundo | Luis Gene/ AFP
Messi recebeu ontem a chuteira de ouro: salto para mais um prêmio de melhor do mundo| Foto: Luis Gene/ AFP

A Fifa anunciou ontem a re­­lação de 23 candidatos ao Prêmio Bola de Ouro, que será dado ao melhor jogador do mundo deste ano, e incluiu o atacante Neymar pela segunda vez consecutiva. O santista é o único atleta que atua na Amé­­rica do Sul na lista, liderada pelos astros Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Neymar, porém, não figurou na relação de finalistas do Prêmio Bola de Ouro da Fifa no ano passado e também possui chances remotas neste ano. Agora, com a definição da lista, começa o processo da votação decisiva. Técnicos e capitães das seleções nacionais, além de jornalistas indicados pela revista France Football, parceira da Fifa na premiação, participam da escolha.

O atacante santista comemorou com um vídeo publica­do em seu site oficial. Em uma fala curta, gravada sem referências ao Santos, à seleção ou a qualquer um dos seus patrocinadores, o craque falou da sua satisfação em concorrer com outros 22 jogadores pelo prêmio.

"Galera, estou aqui para dizer que estou muito feliz por ter sido indicado mais uma vez ao prêmio de melhor do mundo. Ter ficado entre os 23 é uma satisfação muito grande. Sempre agradeço a Deus por tudo que ele está fazendo na minha vida. Obrigado e grande abraço a todos", disse.

A lista com os três finalistas será conhecida no dia 29 de novembro, em evento marcado para São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Já o vencedor será conhecido na Festa de Gala da Fifa, no dia 7 de janeiro, na cidade de Zurique, na Suíça.

Neymar ficou em 10.º lugar na eleição do melhor jogador do mundo de 2011. A votação deve ser dominada por Messi e Cristiano Ronaldo.

Além de Neymar, o atacante Didier Drogba é outro que não atua no futebol europeu. O marfinense, porém, foi um dos destaques do Chelsea na conquista do título da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2011/2012 antes de se transferir para a China.

Eleito o melhor jogador do mundo nos últimos três anos, Messi foi campeão apenas da Copa do Rei neste ano, mas tem gols a favor para mais essa façanha. Ontem, por exemplo, levantou pela segunda vez o troféu Chuteira de Ouro por ter sido o principal artilheiro das competições europeias na temporada 2011/2012, quando marcou 50 gols com a camisa do Barcelona. "Não fosse pelos meus companheiros de equipe eu não conseguiria marcá-los", declarou.

A Fifa também revelou a lista de 10 indicados ao prêmio de melhor técnico de equipe masculina desta temporada. São eles: Vicente del Bos­­que, Roberto Di Matteo, Alex Fer­guson, Pep Guardiola, Jupp Heynckes, Jürgen Klopp, Joachim Löw, Roberto Mancini, José Mourinho e Cesare Prandelli.

No dia 7 de janeiro, também serão entregues outras premiações: para a melhor jo­­gadora, a seleção ideal, os melhores treinadores e o gol mais bonito do ano. Todos os finalistas dessas votações também serão conhecidos em São Paulo no fim de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]