• Carregando...
Mak, Magno, Constantino e Rosar: chuva de gols na prévia virtual do Atletiba | Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
Mak, Magno, Constantino e Rosar: chuva de gols na prévia virtual do Atletiba| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

Alviverdes

Stock

Pela manhã o técnico Ney Franco foi ao Autódromo Internacional de Curitiba conhecer os boxes e, no fim, acabou adesivando os carros dos pilotos paranaenses Thiago Marques e Valdeno Brito com um adesivo alusivo aos 100 anos do clube.

Sem mistério

Ney Franco não fez mistério sobre a escalação do Coritiba. Com Jéci liberado pelo departamento médico, mas sem Rodrigo Heffner, novamente vetado, e Pereira, Renatinho e Thiago Gentil, suspensos, o time será formado por Édson Bastos, Ângelo, Jéci, Dirceu, Luciano Amaral, Leandro Donizete, Jaílton, Pedro Ken, Carlinhos Paraíba, Marcelinho Paraíba e Ariel.

Visitas

Tarde animada no Couto Pereira, ontem. Fedatto (à esquerda na foto, ao lado de Krüger) e Rafael Camaro­­ta apareceram para ver o coletivo.

Atleticanas

Vetados

O lateral-direito Raul e o lateral-es­­querdo Márcio Azevedo estão fora do Atletiba. Raul está com um problema muscular na coxa direita e Azevedo com dores lombares. Ambos ficariam no banco. Com isso, Netinho é opção para a esquerda e Pimba para direita.

Dúvida

Marcinho (foto) e Wallyson disputam vaga no ataque atleticano ao lado de Alex Mineiro. No coletivo de ontem, cada um participou de uma parte do treino como titular. Wally ficou mais tempo na equipe de cima.

Treino

Antônio Lopes chegou a paralisar o coletivo para cobrar melhor desempenho na ati­­vidade. O Delegado reuniu os titulares no centro do campo (na conversa ha­­viam 12 jogadores, entre eles Wal­­lyson e Marcinho) e, aos gritos, recla­­mou de algumas situações que o esta­­vam incomodando. Na entrevista co­­letiva, mudou o tom e elogiou o desempenho dos atletas.

O Atletiba de amanhã começou, no mundo real, assim que o Cori­­tiba saiu da derrota para o Grêmio e o Atlético venceu o Santo André, no domingo passado. No mundo virtual, uma prévia do clássico foi realizada na quarta-feira passada, na sede da Federação Paranaense de Futebol Digital (FPFD), no Centro de Curitiba.

Os convocados para a partida foram os alviverdes Carlos Eduardo Rosar (16 anos) e André Constan­­ti­­no (21) e os rubro-negros Carlos Magno (23) e Rodrigo Mak (32). Eles são da seleção paranaense de futebol digital, o popular videogame, e vestiram seus uniformes para defender as cores de seus times. Com as mãos.

O plano era uma partida de 10 minutos no jogo Pro Evolution Soc­­cer. "Vamos mostrar como vai ser no domingo (amanhã)", afirmou o coxa-branca Constantino, durante a escalação. Na tela, o Coxa deu goleada: venceu por 6 a 2. Ainda sem gols no Brasileirão, até o volante Leandro Donizete marcou o seu na partida eletrônica. Alex Mineiro e Wesley descontaram para o Furacão.

Os atleticanos pediram revanche. O segundo confronto foi mais equilibrado, porém não livrou o Rubro-Negro de novo revés: 2 a 1 para o Coritiba. Marcelinho Paraí­­ba confirmou a sina de artilheiro dos gramados reais também na tela: fez os dois gols. Já o Paulo Baier virtual marcou em cobrança de falta, com a categoria do original.

Acostumado a comandar o time pelo controle remoto, o quarteto arriscou dicas para os técnicos Antônio Lopes e Ney Franco. Na escalação do Atlético, Magno e Mak copiaram a formação adotada nos 3 a 0 sobre o Santo André.

Magno não poupou na provocação: "Para o Furacão, é só mais um clássico. Para o Coxa, é jogo de vida ou morte". Os coxas-brancas, por sua vez, reproduziram discussões que ecoam nas arquibancadas do Alto da Glória: quem é o melhor homem de área do time atual? Escalaram Ariel, não sem antes citar Rômulo e Bruno Batata.

Fifa Soccer

A dupla Atletiba está entre os oito clubes brasileiros que concederam à EA Sports, produtora do jogo Fifa Soccer, licença para que suas marcas sejam usada no software. O va­­lor do pago em royalties não é di­­vulgado por exigência contratual.

"Nosso trabalho é mandar detalhes dos três uniformes e logos do time. O resto, é com a EA Sports", conta o analista de licenciamento do Atlético, Jackson Luís Mattos.

O maior benefício, destacam os clubes, não é a renda e sim a exposição da marca. "Fortalece nossa imagem e favorece a internacionalização do clube", afirma o gerente de Marketing do Coritiba, Roberto Pinto.

Quem também tem contrato vigente com a produtora do game são Atlético-MG, Botafogo, Cru­­zeiro, Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Outros grandes, como Corinthians e Grêmio não renovaram o vínculo e aparecem com nomes, escudos e uniformes em versão "genérica". O Timão é o C. Paulistano e, o Tricolor gaúcho, o G. Porto Alegre.

* * * * *

Rivais, não inimigos

"Eu e a minha prima ficamos nos provocando sempre na véspera de Atletiba. Mas não passa de brincadeiras, algumas discussões sadias e piadinhas, rivalidade tranquila mesmo. Quando o Coxa está atrás do Atlético, como agora, eu brinco mais, claro... Na verdade, sou uma exceção entre os parentes, de maioria coxa-branca. Então fiquei no lado rubro-negro da família. Acabo sofrendo mais com a rivalidade dos parentes. Mas tudo bem. O Atlético vai ganhar por 3 a 0 do Coritiba."

Gabriela Luiza Carvalho, 15 anos, estudante.

"Minha melhor amiga é minha prima Gabriela. Para mim, o único defeito dela é torcer pelo Atlético! (risos). Só que nós nunca discutimos por causa de futebol, não tem isso. O que a gente faz é criticar o próprio time. E isso que eu sou alviverde há uns oito anos, comprei a camiseta e não perco uma partida no Couto Pereira. Mesmo porque se a gente começar a falar do assunto com muita empolgação, a família inteira entra no assunto. Todos da minha casa são coxas e todos da casa dela são atleticanos."

Thais Cristine de Melo Ferrreira, 18, estudante.

Envie depoimentos, fotos e vídeos sobre como curtir a rivalidade do Atletiba sem violência para arquibancada@gazetadopovo.com.br.

O material selecionado será publicado no site da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]