• Carregando...
Diego Souza (esq.), líder do Brasileiro com o Palmeiras, estará fora da última convocação do ano, em novembro | Vanderlei Almeida/AFP
Diego Souza (esq.), líder do Brasileiro com o Palmeiras, estará fora da última convocação do ano, em novembro| Foto: Vanderlei Almeida/AFP

La Paz - A seleção brasileira já está garantida na Copa do Mundo de 2010 e só cumpre tabela hoje, mas o jogo contra a Bolívia, às 17 horas (de Brasília), nos 3.600 metros de La Paz, vale muito para alguns jogadores. É uma boa oportunidade – talvez a única – para mostrar a Dunga condição de estar no grupo que vai ao Mundial.

O treinador, por exemplo, já avisou que os atletas que atuam no Brasil dificilmente serão chamados para o amistoso contra a Inglaterra, no dia 14 de novembro, em Doha, no Catar. Entram na lista Diego Souza, Miranda, Adriano, Diego Tardelli...

"Esse é um dos poucos momentos em que podíamos dar oportunidade a esses jogadores, não haverá outro momento, será importante para eles", comentou Dunga. "Vamos ter um amistoso em novembro, quando vai ser a fase final do Brasileiro. Preferem tirar os jogadores do Brasil agora ou mais tarde? Chamamos esses atletas porque se destacaram. É um prêmio por estarem bem em seus clubes".

Os jogadores entenderam bem o recado e fizeram questão de demonstrar consciência sobre a relevância do jogo de hoje. Mas não apenas os que atuam no Brasil consideram o duelo contra a Bolívia importante. Há também os que jogam na Europa. Alex, ex-Internacional, é um deles. O meia do Spartak Moscou, da Rússia, foi lembrado por Dunga após algum tempo fora da lista. Ainda aparecem Lucas, do Liverpool, e Filipe Luís, do La Coruña.

"É uma chance e eles sabem disso, mas também não posso esquecer os que estão há mais tempo conosco, os que ganharam a Copa América, a Copa das Con­­federações e venceram a Ar­­gentina lá dentro", ressaltou o trei­­nador, referindo-se a Júlio Baptista, Felipe Melo, Robinho e Juan, que ficaram fora da convocação para os jogos contra Bolívia e Venezuela, os últimos do Brasil pelas Eliminatórias para a Copa.

Os que já estão garantidos no grupo do Mundial também têm motivação extra para conquistar bom resultado em La Paz. A seleção luta para manter longa invencibilidade. Não perde há 19 jogos e soma 11 vitórias seguidas. "Espe­­ramos mostrar bom futebol para ganhar", avisou o lateral-direito Maicon.

A tarefa, porém, não deve ser tão fácil como pode parecer. O Brasil não costuma se dar bem quando joga na altitude. A última vitória em La Paz foi em 29 de junho de 1997 por 3 a 1, na final da Copa América. Detalhe: Dun­­ga ainda era o capitão do time.

Embora não seja um país com tradição em Copas do Mundo, a Bolívia costuma dar muito trabalho para o Brasil. Foi em La Paz, inclusive, que a seleção perdeu pela primeira vez na competição classificatória para o Mundial, em 1993, por 2 a 0.

Um novo fracasso viria em 7 de novembro de 2001, desta vez por 3 a 1. E, em 2005, no dia 9 de outubro, o jogo terminaria empatado por 1 a 1. Hoje, se en­­frentam pela quarta vez desde então.

Ao vivo

Bolívia x Brasil, às 17 horas, na RPC TV, Band, SporTV, ESPN Brasil e BandSports.

* * * * *

Em La Paz

Bolívia

Arias; Zabala, Rivero, Raldes e García; Leonel Reyes, Olivares, Gutiérrez e Abdón Reyes; Marcelo Moreno e Arce.

Técnico: Erwin Sánchez

Brasil

Júlio César; Maicon, Luisão, Miranda e André Santos; Josué, Ramires, Daniel Alves e Diego Souza; Adriano e Nilmar.

Técnico: Dunga

Estádio: Hernando Siles. Horário: 17 horas (de Brasília). Árbitro: Pablo Pozo (Chile)

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]