
Uma quinta-feira em que todos os envolvidos só querem saber de uma coisa: ganhar pontos para fugir da Série B de 2013. O jogo entre o Coritiba (16.º) e a Ponte Preta (14.º), às 21h, no Couto Pereira, faz parte de um trio de confrontos que envolve times ameaçados pela zona de rebaixamento. Completam a lista Flamengo (11.º) x Bahia (12.º) e Portuguesa (15.º) x Sport (17.º).
No caso específico do Coxa, apenas dois pontos acima da ZR, a vitória é considerada ainda mais fundamental, já que o time emendou três jogos sem vencer. Assim, segundo o técnico Marquinhos Santos, "secar" os adversários fica em segundo plano.
"É uma rodada importante. Mas entendo que nós temos de fazer a nossa parte. Não adianta ficar torcendo contra os outros e esquecer de nós mesmos", adverte o treinador. "Temos de procurar vencer os nossos adversários, sendo diretos ou não", ensina.
Há, ainda, outro empecilho na estratégia alviverde. Para voltar a conquistar três pontos, o Coritiba precisa melhorar o desempenho contra equipes paulistas. Até agora o time conseguiu somente uma vitória neste Brasileiro cinco derrotas e três empates completam o retrospecto. Aproveitamento de 22,2%, o que, comparado com os times que estão na ZR, só é superior ao do Palmeiras (20,8%) e igual ao do Figueirense.
Pressionado pela incômoda posição na tabela e pela série de insucessos, Marquinhos Santos não divulgou quem será o substituto de Éverton Ribeiro, suspenso. Thiago Primão e Robinho são os favoritos à vaga. Existe, porém, a possibilidade de o treinador mudar o sistema de jogo, escalando Luccas Claro seria a primeira vez neste Nacional que o Coxa usaria três defensores.
"Nós somos mais acostumados a jogar em um sistema que não fosse de três zagueiros. Mas aí é a cabeça do treinador. Nós estamos ali para nos adaptarmos o mais rápido possível", admite o meia Lincoln.
Outra novidade deve ser a presença do atacante Deivid. Recuperado de uma lesão na coxa, o camisa 9 será reavaliado hoje para ver se tem condições de entrar em campo. O mesmo caso do meia-atacante Rafinha, que saiu do treinamento de ontem com uma entorse no tornozelo direito e virou dúvida.
Situações que não fazem o comandante alviverde entrar em desespero. "A casa vai cair de vez no dia 2 de dezembro se nós estivermos entre os quatro da zona do rebaixamento. Mas ainda temos 11 jogos. É ponto pra caramba para ser disputado", lembra Santos, em um discurso informal que pretende passar tranquilidade, mesmo que ele admita a necessidade de encerrar esta quinta-feira de bem com a torcida.



