• Carregando...
Carro Aston Martin, da Engmakers: testes no Autódromo de Pinhais | Gabriel Hamilko, especial para a Gazeta do Povo
Carro Aston Martin, da Engmakers: testes no Autódromo de Pinhais| Foto: Gabriel Hamilko, especial para a Gazeta do Povo

O automobilismo brasileiro ga­­nhou um importante reforço nessa temporada. É a Copa Petro­bras de Marcas, que realiza seus primeiros testes no Autó­dromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Parada desde 1994, a competição nacional de marcas reúne modelos de quadro mon­tado­­­­ras – Chevrolet Astra, Ford Focus, Honda Civic e Toyota Co­­­rolla. Serão oito etapas de velocidade, todas disputadas em rodada dupla com baterias limitadas em 25 minutos.

Inicialmente, a capital paranaense receberia a corrida inaugural da nova competição de turismo, mas um atraso na liberação dos motores, na aduaneira portuária de Buenos Aires, impossibilitou que os modelos ficassem prontos a tempo. Sendo assim, o que seria a primeira disputa servirá como o pri­­­­meiro contato dos pilotos com as máquinas.

Um dos diferenciais da nova categoria é a chance de ver nas pistas os carros que estão nas garagens das casas brasileiras. Para ter um desempenho adequado nas corridas, os veículos foram adaptados em alguns pontos, como a suspensão e motor de aproximadamente 300 cavalos, que poderão proporcionar velocidades de até 220 km/h.

O retorno de uma disputa de marcas no Brasil aconteceu após muito esforço para viabilizar a temporada. "Foi um trabalho que a gente fez, a pedido da confederação, e para atender a solicitação fomos atrás de parceiros e das mon­­­­­tadoras", complementa Mau­­­­­rício Slavieiro, diretor-geral da Vicar – mesma organizadora da Stock Car. O custo da nova categoria será de aproximadamente R$ 600 mil por temporada.

Paranaenses

Serão vinte carros divididos em oito equipes. Os pilotos poderão correr individualmente ou em duplas, conforme a estratégia de ca­­da grupo. Dois paranaenses participam dos testes, que co­­meça­­ram ontem: Thiago Mar­­ques (AMG Motorsport / Che­­vrolet) e Alceu Feldman (Full Time Sports / Honda). Vale destacar ainda que as duas últimas corridas, em Curi­­tiba, terão pontuação dobrada, na tentativa de manter emoção no campeonato até o fim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]