• Carregando...

O terceiro dia do WQS 4 estrelas de São Francisco do Sul terminou, neste sábado, com as disputas emocionantes das quartas-de-final. Dentro da água, o confronto de geração presente em três das quatro baterias desta fase foi vencido pelos surfistas mais novos. Quase todos os ex-tops WCT acabaram eliminados, dando espaço para a projeção de novos nomes do surfe brasileiro no cenário mundial. O único remanescente é Fábio Gouveia, que venceu a última bateria do dia.

Na primeira bateria das quartas, uma disputa emocionante levantou a torcida na Prainha, e quem levou a melhor foram André Silva, vencedor da bateria com somatório 16.10 pontos, e Willian Cardoso, segundo classificado, com 15.10. Eles desbancaram os experientes Yuri Sodré, em terceiro, com 10.10, e Guilherme Herdy, último colocado, com apenas 4.20. O vencedor não esconde a felicidade de derrotar duas estrelas do surfe nacional.

- É muito legal competir com esses caras. Eles têm experiência de anos no circuito mundial e no WCT e levanta muito o ego vencer deles - diz André.

Sucesso no retorno de Eric de Souza

A bateria seguinte foi vencida por Eric de Souza, filho do lendário surfista Rico de Souza, com somatório 15.93, seguido de Beto Mariano, com 13.84, que eliminaram mais um ex-top WCT. Dessa vez, Peterson Rosa, que já não compete mais no circuito mundial e participou de São Chico apenas pela premiação em dinheiro, ficou em último na bateria, com 10.50. Rafael Becker, que fez belíssima competição até este ponto, foi o terceiro, com 12.70.

Eric, que tenta, na manhã deste domingo, chegar à final do WQS de São Chico, está duplamente feliz com a classificação. Depois de ficar um ano sem treinar por conta de um ligamento rompido no tornozelo, ele retorna ao ritmo de competições e participa de um WQS pela segunda vez na vida com uma marca inédita na carreira, chegando às semi-finais. E ainda por cima, eliminando um de seus ídolos, o experiente Peterson Rosa.

- Ele que me desculpe, mas é maravilhoso vencê-lo! Sempre admirei muito o Peterson e estou muito feliz por voltar a competir com uma vitória dessas - diz Eric.

Marcio Farney vence a terceira bateria

A terceira bateria foi a única que não contou com ex-tops WCT, mas a disputa dentro da água foi digna de um circuito mundial. Marcio Farney, vencedor da bateria com 14.67 pontos, mostrou que este é seu campeonato e fez a melhor marca da carreira, ao avançar às semis de um WQS. Heitor Alves classificou-se em segundo, com 14.03, eliminando Heitor Pereira, com 12.53, e Diego Rosa, com 8.00. Farney, que vem apresentando surfe de excelente qualidade nesta etapa, explica o motivo de sua facilidade com as ondas da Prainha.

- Eu treino em um "secret point" em Floripa (SC), que tem ondas muito parecidas com as da Prainha. Esse balanço que atrapalha muitos surfistas que não estão acostumados é muito bom para mim, porque já sei onde me posicionar no outside pra pegar as melhores ondas - explica Farney.

Na última bateria do dia, que encerrou as quartas-de-final, Fábio Gouveia venceu e sagrou-se o único ex-top WCT a permanecer na briga pelo título do WQS 4 estrelas de São Chico. Com somatório de 10.83, ele deixou Marco Polo, com 10.77, em segundo ao virar a bateria no final do tempo. Gilmar Silva, terceiro lugar, com 8.87, e o jovem Alejo Muniz, quarto, com 7.26 foram eliminados da etapa.

Diante da dificuldade da bateria, Fábio, o "fabuloso", que estreou no WQS de São Chico neste sábado e correu três baterias no mesmo dia, disse que a experiência contou pouco para vencer a bateria em um mar difícil e singular como o da Prainha.

- O mar aqui é muito difícil. Não é fácil se posicionar no outside para pegar as ondas. É preciso um pouco de sorte de estar no lugar certo. E também outros segredos que não posso contar! - brinca o Fabuloso.

A prova de que experiência não é tudo no difícil outside da Prainha são as eliminações de todos os outros ex-tops WCT que estavam na etapa. A disputa das semifinais começa neste domingo, às 10h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]