• Carregando...

A Liga Nacional de Basquete (LNB) informou na noite da última quarta-feira que irá usar as novas regras adotadas pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). As mudanças que serão implementadas envolvem os seguintes temas do jogo: linha de lance livre, área restritiva, área de cesta de três pontos, linha para a reposição lateral, semicírculos nos quais não serão consideradas ou marcadas cargas ofensivas e os 24 segundos de posse de bola.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) ainda avisou, por meio de nota oficial, que "as competições oficiais da CBB, a partir de 1º de outubro de 2010, serão realizadas de acordo com as mudanças nas regras oficiais do basquetebol".

Entre as mudanças nas regras que estarão em maior evidência para o público, destaque para a nova distância da linha de três pontos em relação ao fundo de quadra, que será de 6,75m e não mais de 6,25m, e para o novo sistema de administração do tempo máximo de 24 segundos após a reposição de bola.

Com as mudanças, a CBB espera que as equipes brasileiras se adaptem mais rapidamente às regras do basquete mundial. Universo/Brasília, Flamengo e Vivo/Franca, por exemplo, já disputarão a Liga Sul-Americana, em outubro, com todas essas alterações. "Essa mudança nos ajuda porque estaremos sempre no mesmo passo do basquete internacional. É mais uma medida acertada da Liga e que merece ser aplaudida", afirmou o técnico do Flamengo, Paulo Chupeta.

O treinador do Paulistano, Gustavo De Conti, também elogiou a mudança nas regras. "É importante que o NBB já esteja com as linhas novas para que a adaptação dos jogadores seja a mais rápida possível. Acredito que o jogo em si vai mudar bastante devido a essas adaptações. As defesas podem passar a não pressionar tanto os arremessos de fora, entre outras coisas", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]