Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brasileiro

O cenário ideal para a virada

Precisando da vitória, Atlético recebe o Flamengo, adversário de partidas marcantes na Arena

Vídeo | RPC TV
Vídeo (Foto: RPC TV)

Pano de fundo de episódios expressivos na Arena, o duelo Atlético x Flamengo de hoje, a partir das 21h45, concorre para transformar-se no jogo da virada: vencer e reagir no Campeonato Brasileiro. Se o anseio do time – e sonho da torcida – for concretizado, confirmará um dos poucos bons retrospectos que restam ao Furacão.

O Urubu tem sido coadjuvante em momentos importantes como inauguração, estréias e atuações individuais inesquecíveis na Arena. Mais exatamente desde a inauguração do novo estádio.

O nome do time carioca aparece como o primeiro visitante oficial da moderna Baixada – o Cerro Porteño disputou o amistoso na festa de abertura.

Naquele jogo começou a sina flamenguista. O adversário conheceu o estádio e também o atacante Lucas, que se apresentou com um gol ao desinformado goleiro Clemer (leia quadro ao lado).

De 99 para cá foram mais cinco vitórias dos anfitriões e apenas um empate (1 a 1, em 2000). Em 2002 não houve confronto na Baixada.

Números reconfortantes para quem não pode perder nesta quarta-feira, sob a ameaça de ingressar na zona dos aflitos.

"Chegamos ao limite", definiu o atacante Marcelo após a desconcertante derrota por 3 a 2 para o Sport no sábado, após o time estar vencendo por 2 a 0. "Mas precisamos estar tranqüilos, não podemos nos apavorar para não influenciar no trabalho", alertou o volante Roberto.

A atenção ao lado psicológico é parte da preparação comandada pelo técnico Antônio Lopes, que anda convivendo com as críticas. Seu desempenho de 33% no Nacional é inferior aos 45% do antecessor Oswaldo Alvarez.

Foi sob o comando de Vadão que o Atlético encarou o Flamengo pela última vez em casa. O 1 a 0 em 2006 começou a colocar o time nos eixos após as passagens de Lothar Matthäus e Givanildo.

A popularidade do clube carioca ajudou a exaltar atuações de jogadores atleticanos. Ao marcar duas vezes nos minutos finais no duelo de 2004, Washington assumiu a liderança da artilharia. Posto mantido e reforçado até o fim do torneio, imortalizando o Coração Valente como maior goleador do Nacional.

Em 2001, Kléberson encantou Luiz Felipe Scolari em um jogo contra o time carioca. No ano seguinte, o treinador o levaria para ser pentacampeão na Copa Coréia-Japão, título que engordou as cifras da negociação do Xaropinho para o exterior.

Memórias que clube não quer manchar. Com 19 pontos, o Atlético é o 16.º e uma derrota tanto daria fôlego ao vice-lanterna Flamengo como aumentaria o risco de o time ser ultrapassado pelo Náutico. O Timbu é 17.º, com 17 pontos, e recebe o Figueirense.

Na TV: Atlético x Flamengo, às 21h45, no Premiere F.C.

* * * * * *

Em CuritibaAtlético x Flamengo

AtléticoGuilherme; André Rocha, Danilo, Rhodolfo e Edno ; Valencia, Roberto, Netinho (ou Alessandro) e Ferreira; Dinei e Marcelo. Técnico: Antônio Lopes.

FlamengoBruno; Irineu, Rodrigo Arroz e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Ibson, Roger, Renato Augusto e Juan; Paulo Sérgio e Obina. Técnico: Joel Santana.

Estádio: Kyocera Arena. Horário: 21h45. Árbitro: Jose Henrique de Carvalho (SP). Auxs.: Marinaldo Silvério (SP) e João Bourgalber (SP).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.