• Carregando...
Vídeo | RPC TV
Vídeo| Foto: RPC TV

Retrospecto

Atlético 1 x 0 Flamengo (2006) – Após a experiência traumática com Lothar Matthäus e a malsucedida passagem de Givanildo, Vadão iniciou sua terceira passagem pelo Atlético com vitória.

Atlético 2 x 0 Flamengo (2005) – Antônio Lopes havia acabado de trocar a Baixada pelo Parque São Jorge. Na estréia de Evaristo de Macedo, vitória sobre o Fla no Caldeirão.

Atlético 2 x 1 Flamengo (2004) – O Atlético perdia por 1 a 0 até os 43 do segundo tempo. Aí, Washington entrou em ação. O Coração Valente marcou dois gols e assumiu o topo da artilharia do Nacional. Na rodada seguinte, o Furacão assumiria a liderança do campeonato, que só seria perdida 12 rodadas mais tarde, contra o Vasco.

Atlético 4 x 1 Flamengo (2003) – Se o Atlético não correu grande risco de rebaixamento em 2003 foi graças à performance em casa. A goleada sobre o Fla, no primeiro turno, foi a terceira vitória seguida do time de Vadão em casa

Atlético 4 x 0 Flamengo (2001) – A campanha do título brasileiro estava apenas na quarta rodada quando o Furacão atropelou o Fla. Kléberson arrebentou com o jogo, na partida que despertou a atenção de Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção brasileira, para o Xaropinho.

Atlético 3 x 2 Flamengo (1999) – Foi o primeiro jogo oficial da Arena, marcado pela disputa entre Clêmer e Lucas. O goleiro flamenguista disse que nunca tinha ouvido falar no atacante atleticano. Foi "apresentado oficialmente" com um belo gol do camisa 9.

Para Fla, "jogo de seis pontos"

Penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro, o Flamengo encontra-se numa situação tão delicada que um empate nesta hoje, contra o Atlético, já será considerado um péssimo resultado. O técnico Joel Santana fará sua segunda partida no comando do time. Na estréia, no domingo, o Flamengo perdeu por 3 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, e ele ainda foi flagrado mandando seus jogadores darem "porrada" nos adversários. Ontem, Santana disse que estuda fazer mudanças na equipe titular, mas só vai anunciá-las momentos antes do início do jogo. "Vou esperar mais um pouco para definir o time, porque o nosso adversário também está em uma situação difícil. Será um jogo de seis pontos. Precisamos ter muita atenção durante os noventa minutos", avisou o treinador.

Pano de fundo de episódios expressivos na Arena, o duelo Atlético x Flamengo de hoje, a partir das 21h45, concorre para transformar-se no jogo da virada: vencer e reagir no Campeonato Brasileiro. Se o anseio do time – e sonho da torcida – for concretizado, confirmará um dos poucos bons retrospectos que restam ao Furacão.

O Urubu tem sido coadjuvante em momentos importantes como inauguração, estréias e atuações individuais inesquecíveis na Arena. Mais exatamente desde a inauguração do novo estádio.

O nome do time carioca aparece como o primeiro visitante oficial da moderna Baixada – o Cerro Porteño disputou o amistoso na festa de abertura.

Naquele jogo começou a sina flamenguista. O adversário conheceu o estádio e também o atacante Lucas, que se apresentou com um gol ao desinformado goleiro Clemer (leia quadro ao lado).

De 99 para cá foram mais cinco vitórias dos anfitriões e apenas um empate (1 a 1, em 2000). Em 2002 não houve confronto na Baixada.

Números reconfortantes para quem não pode perder nesta quarta-feira, sob a ameaça de ingressar na zona dos aflitos.

"Chegamos ao limite", definiu o atacante Marcelo após a desconcertante derrota por 3 a 2 para o Sport no sábado, após o time estar vencendo por 2 a 0. "Mas precisamos estar tranqüilos, não podemos nos apavorar para não influenciar no trabalho", alertou o volante Roberto.

A atenção ao lado psicológico é parte da preparação comandada pelo técnico Antônio Lopes, que anda convivendo com as críticas. Seu desempenho de 33% no Nacional é inferior aos 45% do antecessor Oswaldo Alvarez.

Foi sob o comando de Vadão que o Atlético encarou o Flamengo pela última vez em casa. O 1 a 0 em 2006 começou a colocar o time nos eixos após as passagens de Lothar Matthäus e Givanildo.

A popularidade do clube carioca ajudou a exaltar atuações de jogadores atleticanos. Ao marcar duas vezes nos minutos finais no duelo de 2004, Washington assumiu a liderança da artilharia. Posto mantido e reforçado até o fim do torneio, imortalizando o Coração Valente como maior goleador do Nacional.

Em 2001, Kléberson encantou Luiz Felipe Scolari em um jogo contra o time carioca. No ano seguinte, o treinador o levaria para ser pentacampeão na Copa Coréia-Japão, título que engordou as cifras da negociação do Xaropinho para o exterior.

Memórias que clube não quer manchar. Com 19 pontos, o Atlético é o 16.º e uma derrota tanto daria fôlego ao vice-lanterna Flamengo como aumentaria o risco de o time ser ultrapassado pelo Náutico. O Timbu é 17.º, com 17 pontos, e recebe o Figueirense.

Na TV: Atlético x Flamengo, às 21h45, no Premiere F.C.

* * * * * *

Em CuritibaAtlético x Flamengo

AtléticoGuilherme; André Rocha, Danilo, Rhodolfo e Edno ; Valencia, Roberto, Netinho (ou Alessandro) e Ferreira; Dinei e Marcelo. Técnico: Antônio Lopes.

FlamengoBruno; Irineu, Rodrigo Arroz e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Ibson, Roger, Renato Augusto e Juan; Paulo Sérgio e Obina. Técnico: Joel Santana.

Estádio: Kyocera Arena. Horário: 21h45. Árbitro: Jose Henrique de Carvalho (SP). Auxs.: Marinaldo Silvério (SP) e João Bourgalber (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]