• Carregando...
Ednélson, com a “janela” na boca, comemora o gol contra o Iraty | Arquivo/ Gazeta do Povo
Ednélson, com a “janela” na boca, comemora o gol contra o Iraty| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo

Saulo é o maior artilheiro dos 22 anos de vida do Paraná, com 106 gols marcados. Entretanto, não há registro nas fitas VHS do Tigre da Vila nem um tento sequer comparável ao anotado por Ednélson no dia 17 de maio de 1998. Naquela tarde, o esforçado lateral-esquerdo do Tricolor assinou aquele que entraria para os arquivos da bola no estado como o gol 1.001.

No Durival Britto, Paraná e Iraty duelariam pelo certame regional. Otacílio Gonçalves, o Chapinha, era o técnico paranista. Do outro lado, de jaqueta azul, estavam o goleiro Ricardo Pinto e o avante arrumadinho Caio Júnior, já curtindo a popular "descendente".

Como é possível perceber, não havia qualquer indício que apontasse para uma peleja capaz de implodir o viaduto do Capanema. Até que, aos 24 minutos, uma esdrúxula balangada de redes fez valer os três pontos para o Tricolor e o ingresso dos 3 mil torcedores aboletados nas bancadas do velho estádio de Copa do Mundo.

O lance começou ainda no primeiro tempo. Cruzamento na área, Ednélson saltou para efetuar a testada, mas terminou por fincar os dentes, como um autêntico Nosferatu futebolístico, na nuca do oponente. Choque tão forte que expulsou os dois incisivos centrais do jogador.

Por sorte dos paranistas, o metrossexualismo ainda não vigorava entre os boleiros, e o lateral decidiu permanecer em campo, mesmo visivelmente contundido esteticamente. Atitude recompensada mais tarde, em outra bola chu-chuveirada na área, já na etapa final.

Ednélson subiu novamente e, desta vez, plantou o cocuruto com precisão. A bola na rede mandou a vergonha para as cucuias. Correndo sem rumo, o lateral abriu o sorriso desfalcado e vibrou com o chamado gol 1.001.

* * * * *

Naquela época

- Em 15 de março de 1998, morre Tim Maia (foto), cantor potente, compositor ousado, produtor inventivo, guitarrista amador, baterista agressivo, flautista matreiro, agitador inveterado, frasista incrível, maloqueiro incorrigível, líder de seita por engano, ladrão de cadeira nos EUA por necessidade e entusiasta de entorpecentes e sorvete de creme.

- Em junho, é lançado o Windows 98, o sistema operacional para computadores. Contra tudo e contra todos, tem gente que ainda o usa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]