• Carregando...
Daniane (foto) é uma das estrelas do super-time do Novo Mundo na Copa do Brasil de Futebol Feminino | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Daniane (foto) é uma das estrelas do super-time do Novo Mundo na Copa do Brasil de Futebol Feminino| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Com a vantagem de poder se classificar para as quartas de final mesmo com derrota, a equipe do Novo Mundo entra em campo nesta quinta-feira (29) para o jogo da volta contra o Atlético Mineiro. A partida vale pela Copa do Brasil de futebol feminino e será disputada a partir das 17h, em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

No jogo de ida, disputado semana passada em Curitiba, o Novo Mundo venceu por 4 a 2. O regulamento é semelhante ao da Copa do Brasil masculina e gols marcados fora de casa, para critérios de desempate, têm peso maior. Se o placar terminar em 1 a 0 (ou 3 a 2, 4 a 3) para o time mineiro, a vaga é paranaense. Se for 2 a 0 (o que, na soma dos placares gera um resultado de 4 a 4), a vaga fica com o Atlético Mineiro. Se o placar for o mesmo do primeiro jogo, a decisão vai para os pênaltis.

Para o presidente Moacir Ribas Czeck, a chance de conseguir a classificação é muito grande. "Elas fizeram o treinamento apronto ontem (terça) e viajam na quinta pela manhã. A expectativa de vitória é muito boa, mas todas estão com os pés no chão. O Atlético é uma boa equipe, mas não tenho dúvidas de que iremos voltar classificados", disse, por telefone, à Gazeta do Povo.

A confiança da classificação é grande não só no corpo diretivo do Novo Mundo. As próprias jogadoras crêem na conquista da vaga e também de uma vitória. "Em princípio conseguimos um bom resultado aqui, apesar de que poderia ter sido melhor. Por isso temos a vantagem. Mas, se não jogarmos bem, particularmente o primeiro resultado não serve para nada", disse a consciente capitã Marina Toscano, zagueira da equipe.

Força ofensiva e ousadia

O estilo de jogo do Novo Mundo na partida desta quinta será o mesmo de sempre, ou seja, arrojado. Na primeira fase as meninas curitibanas passaram por cima das representantes de Pelotas (RS) com duas grandes vitórias (8 a 0 no jogo de ida e 6 a 1 de volta) e na primeira rodada da 2ª fase bateu o time mineiro por 4 a 2. Na soma dos placares, o time ostenta uma impressionante média de seis gols por jogo (18 gols em três jogos).

"Vamos Sair para o jogo e não vamos esperar o adversário. Dentro da casa delas, sabendo que o placar pode ser revertido, elas podem crescer. Não podemos esperar, pois certamente elas não farão o mesmo. Com o nosso bom toque de bola e com a experiência que nosso grupo tem, temos que fazer gols para assegurar no mínimo a vaga, de preferência com vitória", disse Marina.

Questionada sobre qual seria o grande potencial do Novo Mundo na competição, Marina não titubeou. "Temos qualidade individual. A habilidade da Daiane, da Raquel e de outras podem fazer (e já fizeram) diferença a nosso favor. É nossa grande cartada. A vantagem é importante, pois não temos aquele desespero de conseguir a vitória. Mesmo assim vamos trabalhar para logo ampliar essa vantagem", acrescentou.

A seriedade com que o time curitibano vem tratando as adversárias também merece lembrança. Mesmo com uma grande campanha até aqui, o time do Novo Mundo mantém a seriedade e destaca as qualidades do Atlético-MG. "No primeiro jogo elas não desistiram de buscar o placar um instante sequer dos 90 minutos, mesmo quando o placar chegou a ficar 4 a 1. Elas mantiveram a disciplina e tentaram o gol sempre. É um time chato de se enfrentar, não desiste e é aguerrido, com boa marcação", elogiou.

Cautela será a palavra chave para a capitã Marina. "Todo cuidado é pouco. Vamos jogar com tranqüilidade e experiência. Não encarar como uma guerra, mas sim como um grande jogo de futebol. Fazer o nosso trabalho de sempre, com um futebol simples e objetivo", concluiu.

Se conseguir a classificação, o Novo Mundo encara o todo-poderoso Santos, campeão da Copa Libertadores, que tem nada menos que a rainha Marta - entre outras jogadoras da seleção - no seu elenco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]