• Carregando...
Ex-jogador de basquete, o curitibano Rolando Ferreira descobriu a paixão pelo esporte na Praça Eppinghaus. | Antônio More/Gazeta do Povo
Ex-jogador de basquete, o curitibano Rolando Ferreira descobriu a paixão pelo esporte na Praça Eppinghaus.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Para comemorar os 322 anos de Curitiba, no próximo dia 29 de março, a Gazeta do Povo está mapeando espaços esportivos e culturais da cidade. Pesquisa para a produção de um guia, com todas as informações que o usuário necessita para aproveitar os locais.

O material contará também com registros dos leitores nos espaços públicos da capital. Você joga basquete na Praça Eppinghaus? Anda de bicicleta no velódromo do Jardim Botânico? Costuma frequentar algum Farol do Saber? A Cinemateca? Envie sua foto nesses lugares públicos para gente!

A intenção do “Ocupe Curitiba” é valorizar e ocupar os espaços públicos da cidade. Para que mais pessoas construam suas histórias com os locais – são mais de 500 esportivos e 150 culturais. Como as de dois personagens curitibanos, um do esporte, outro da cultura.

O ex-jogador de basquete Rolando Ferreira, curitibano, se apaixonou pelo esporte na Praça Eppinghaus, localizada no Juvevê. Das “peladas” de rua, passou a jogar em clubes, na seleção nacional e tornou-se o primeiro brasileiro a integrar a NBA, a liga dos Estados Unidos.

“Eu passava o dia inteiro na Eppinghaus. Não jogava só basquete e futebol, vinha aqui e brincava. Por ser alto, o basquete começou a ser o meu foco”, diz o curitibano que, aposentado das quadras, tornou-se professor da modalidade.

Quem também encontrou uma motivação no espaço público foi o cineasta Estevan Silveira. “Pesquiso muito filmes e uso muito material da Cinemateca, é a minha casa de estudos. Trabalho com vários personagens da cidade, artistas da cidade”, diz o curitibano.

Também dono de uma lotérica próxima da Praça Carlos Gomes, Silveira é o autor de filmes como o ficcional Mulheres em Fuga e João Baptista da Luz dos Pinhais, sobre a obra do pioneiro do cinema local João Baptista Groff, e Jonni Driver, uma espécie de Taxi Driver dos pinheirais.

Clique aqui para mandar sua foto

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]