• Carregando...

Os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 terão cinco mascotes. O quinteto foi anunciado na madrugada deste sábado (horário da China) em mensagem do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge. Inspirados nas cores dos anéis olímpicos, os Cinco Amigos são Yingying (um antílope do Tibet), Nini (uma andorinha), Beibei (um peixe), Jingling (um panda) e Huanhuan (uma representação da chama olímpica).

O anúncio feito numa festa de gala, com uma platéia de pelo menos quatro mil pessoas, na Arena Indoor dos Trabalhadores. A cerimônia marcou também uma data especial: a partir deste sábado, faltam mil dias para a abertura dos Jogos.

Depois de uma série de números de música e dança, o quinteto foi apresentado num discurso de Jacques Rogge. O presidente do COI não esteve presente, mas enviou uma mensagem que foi lida e apresentada num telão.

"Os Cinco Amigos são uma incrível família, escolhida cuidadosamente pelos organizadores dos Jogos para representar a China e levar uma mensagem de amizade às crianças do mundo", disse Rogge, no seu pronunciamento.

Segundo os organizadores dos Jogos, o quinteto expressa as qualidades lúdicas da infância e simbolizam os cinco elementos da natureza: o mar, a floresta, o fogo, a terra e o céu.

Os nomes em duas sílabas repetidas são um modo típico de, na língua chinesa, mostrar afeto. Separadamente, as sílabas Bei-Jing-Huan-Ying-Ni formam a expressão "Bem-vindos a Pequim".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]