• Carregando...

Volta por cima

A trajetória de Maurren Maggi é digna de roteiro de filme. Entre o surgimento em 1999 e o ouro conquistado ontem, títulos, uma decepção olímpica e a suspensão que a levou a abandonar o atletismo.

1999 – Maurren Maggi conquista o ouro no salto em distância e prata nos 110 m com barreira no Pan de Winnipeg, no Canadá. No fim do ano, registra a melhor marca da sua carreira: 7,26 m, recorde sul-americano. Desde então, só três atletas conseguiram saltar melhor.

2000 – Chega como esperança de medalha a Sydney-2000, mas uma lesão na coxa a tira da disputa nas eliminatórias. Acaba em 25º.

2003 – Durante a preparação para o bicampeonato pan-americano, cai em um exame antidoping realizado durante o Troféu Brasil. O teste dá positivo para o esteróide anabólico clostebol. A substância estava em um creme cicatrizante usado para depilação definitiva. A atleta é suspensa por dois anos.

2004 – Decide abandonar o atletismo e se casa com o piloto Antônio Pizzonia.

2005 – Nasce Sofia, filha de Maurren e Pizzonia.

2006 – Separada e com a filha para criar, Maurren volta a treinar.

2007 – É medalha de ouro no Pan do Rio de Janeiro.

Março de 2008 – Salta 6,89 m no Mundial Indoor, na Espanha. Fica com a prata, atrás da portuguesa Naide Gomes.

Junho de 2008 – Salta 6,99 m no Troféu Brasil, a terceira melhor marca do ano.

Agosto de 2008 – Com um salto de 7,04 m, torna-se a primeira brasileira a ganhar um ouro olímpico em prova individual.

Veja também

Quando Maurren Maggi foi treinar com Nélio Moura, há 14 anos, a imaginação do técnico não passou nem perto do momento que viveu ontem. A atleta tinha desempenho normal entre as juvenis. Era boa, mas, na avaliação do treinador, não o suficiente para um dia ser uma campeã olímpica.

"Só dois anos depois vi que ela poderia ser top do mundo", conta Moura, que, por tabela, conquistou o seu segundo ouro olímpico em Pequim. O outro veio do pupilo panamenho Irving Saladino, que venceu o salto em distância e também subiu no lugar mais alto do pódio olímpico.

Mas se o técnico demorou para apostar na menina, agora garante que Maurren ainda terá um novo ciclo olímpico, que culminará nos Jogos de Londres. "Muita gente achou que, com 32 anos, seria tarde para ela. Mas ela está aí, é campeã olímpica. Já vi muita gente com 36 anos estar no topo", analisa.

"Já vim para cá pensando em Londres. Tenho o sonho de disputar mais uma Olimpíada. Não digo mais uma medalha. Mas amo muito o que faço e vou batalhar muito para estar lá", completa a medalhista.

Durante a prova de ontem, Maurren e Nélio conversavam a cada salto. Tentavam melhorar a corrida em busca de uma marca ainda melhor do que o primeiro pulo da brasileira. Não foi necessário.

"Ela tem essa característica, não deixa nada para depois. Mas eu sabia que, se ela precisasse, estaria preparada para o salto no final", diz o treinador, que também lembra das dúvidas que teve no retorno da atleta. "No ano em que ela voltou, nós também tí-nhamos dúvida. Eram quase 3 anos parada. Mas depois da primeira temporada já dava para ver que ela ia voltar a ser uma das melhores do mundo. Só nesse ano, no começo de 2008, foi que a gente começou a pensar nessa possilidade de ela ser campeã olímpica". (MR)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]