Neymar comemora o primeiro gol brasileiro após cobrança de falta.| Foto: Miguel Schincariol/AFP

O Brasil deu mais um passo para a sonhada e inédita medalha de ouro olímpico no futebol masculino. A equipe venceu a Colômbia por 2 a 0 na noite deste sábado (13), na Arena Corinthians, em São Paulo, e agora enfrenta na semifinal Honduras, que eliminou a Coreia do Sul por 1 a 0. A partida será na próxima quarta-feira (17), no Maracanã, no Rio de Janeiro.

CARREGANDO :)

No outro lado da chave, a Alemanha encara a Nigéria, também na quarta-feira. Os alemães despacharam Portugal por 4 a 0, enquanto a Nigéria bateu a Dinamarca por 2 a 0.

Além da vaga, os brasileiros estabeleceram um novo recorde de vitórias na história do futebol olímpico. A seleção obteve a 33.ª vitória nas 12 edições que disputou dos Jogos. Em Londres-12, a seleção venceu os hondurenhos, por 3 a 2, nas quartas.

Publicidade

Como nas últimas partidas entre as duas seleções, o jogo foi marcado pela violência. No primeiro tempo, Neymar foi caçado em campo e quase deu origem a uma briga após revidar e cometer uma falta feia no adversário.

O tempo esquentou após Neymar revidar um entrada dura do colombiano fora do lance. 

Na Copa de 2014, ele fraturou uma das vértebras após sofrer uma falta de Zuñiga. Na Copa América-15, o ex-santista foi expulso no final da partida e ainda foi suspenso por quatro partidas por tentar agredir o árbitro.

O esquema com quatro atacantes voltou a funcionar. O gremista Luan foi o destaque da partida. Além do belo gol, ele deu criatividade ao time. Os zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio também fizeram uma boa atuação. A defesa ainda não sofreu nenhum gol no torneio.

O confronto deste sábado (13) foi o primeiro entre os dois times na história olímpica. E justamente após uma confusão que o Brasil abriu o placar. Gabriel Jesus foi agredido por Palacios, mas o lance seguiu.

Publicidade

Pouco depois Neymar sofreu falta e o clima esquentou. Após amenizar o clima, o árbitro autorizou a cobrança e, aos 12 minutos, o camisa 10 brasileiro marcou seu primeiro gol nos Jogos após belo chute. Ele também quebrou o jejum de quase um ano sem fazer um gol pelo time nacional (foram oitos jogos em branco).

Com vantagem no placar, o Brasil passou a administrar o resultado. Nervosos, os jogadores dos dois times abusavam nas faltas. E o ambiente esquentou novamente aos 35 minutos da etapa inicial, após Neymar sofrer uma entrada forte fora do lance.

Neymar e Luan foram os autores dos gols brasileiros diante da Colômbia. 

Irritado, o craque do Barcelona partiu para o revide e cometeu uma falta por trás em Roa. A jogada gerou um tumulto generalizado, envolvendo até mesmo os reservas e membros da comissão técnica.

Neymar saiu com um amarelo, mas virou alvo de diversas faltas do time colombiano. Tentando retomar o controle do jogo, o árbitro distribuiu quatro amarelos para os colombianos.

Publicidade

A Colômbia voltou para o segundo tempo sem dois dos seus pendurados. Em seus lugares entraram Sebastián Perez e Miguel Borja, grande nome da Libertadores 2016 atuando pelo Atlético Nacional e algoz do São Paulo na competição. Borja incomodou um pouco a zaga brasileira, mas o goleiro Weverton pouco foi exigido.

Quando percebeu que estava perdendo o meio campo, o técnico Rogério Micale abriu mão do esquema com quatro atacantes, tirou o santista Gabriel e colocou o volante Thiago Maia para segurar os avanços do adversário.

A seleção brasileira continuou criando chances e aumentou o placar aos 38 minutos. Luan recebeu de Neymar, percebeu o goleiro rival adiantado e mandou um belo chute de fora da área para festa dos torcedores paulistas.

Veja também
  • Phelps se despede dos Jogos Olímpicos com o 23.º ouro e mais um recorde
  • Vilão da Olimpíada desafia Bolt na prova mais esperada da Rio-2016
  • Boxe deve animar o domingo brasileiro com medalhas e lutas eletrizantes