• Carregando...

Opinião

Muito trabalho e muita diversão

Marcio Antonio Campos, editor de Opinião da Gazeta do Povo e voluntário nos Jogos de Inverno de Turim-2006

Os voluntários fazem parte do cenário de qualquer cidade olímpica; são bem mais numerosos que os próprios atletas – em Turim, éramos oito voluntários para cada competidor. Daqui a dois anos, 70 mil pes­­soas terão a oportunidade de colaborar com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

O processo de seleção avalia principalmente requisitos "técnicos", como conhecimento de idiomas, mas é a disposição para o trabalho que vai garantir que a experiência seja recompensadora. Afinal, a primeira ideia que um candidato a voluntário precisa tirar da cabeça é a noção de que o voluntariado é um passe livre para ver os Jogos Olímpicos de graça. Trabalha-se muito, e muitas vezes longe dos locais de competição, como em centros de imprensa, em aeroportos, na Vila Olímpica, nos hotéis e nas ruas. Só uma minoria de voluntários ganha acesso irrestrito às competições, e mesmo assim eles têm muito a fazer em vez de assistir aos jogos; outros podem entrar apenas nas áreas ligadas aos esportes nos quais estão trabalhando, como foi meu caso com o esqui alpino.

Então, se o seu objetivo é fazer o melhor para que os Jogos Olímpicos sejam um sucesso, siga em frente. A recompensa está no orgulho de ter participado do maior evento esportivo do planeta, em fazer amigos do mundo inteiro e, dependendo da área, em ganhar experiência profissional valiosa. O trabalho é grande, mas, ao contrário do provérbio britânico, também há muita diversão: o voluntário olímpico não tem nada de bobalhão.

O Comitê Organizador da Olimpíada do Rio abre hoje o processo de seleção para o recrutamento de 70 mil voluntários para trabalhar em diversas áreas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. As inscrições serão on-line, com término previsto para o dia 15 de novembro.

Serão nove grande áreas de atuação. A que terá o maior número de vagas – 30 mil – é a de atendimento ao público. Nesta primeira etapa, o candidato deve entrar no site de inscrições (www.rio2016.com/voluntarios), criar um login e preencher um formulário. Para os candidatos brasileiros, é necessário ter um número de CPF válido.

O candidato terá de custear o transporte até a cidade em que trabalhará e a hospedagem no período de eventos-teste e dos Jogos. Enquanto isso, a organização fornecerá alimentação nos dias trabalhados, uniforme e transporte na sede durante o período do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]