• Carregando...
Simone Biles: favorita a cinco ouros na Rio-2016. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Simone Biles: favorita a cinco ouros na Rio-2016.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A norte-americana Simone Biles tem só 19 anos, 1,45 m e 47 kg, mas não se engane. Ela é uma gigante do esporte e candidata a terminar os Jogos do Rio com o status de maior vencedora desta Olimpíada entre todas as modalidades.

Agenda Olímpica: veja os principais eventos desta terça-feira (9)

10 horas - Judô

O Brasil tenta sua segunda medalha. Victor Penalber e Mariana Silva, na categoria meio-médio, vão ao tatame. Fases e finais serão realizadas ao longo do dia

15h30 - Basquete Masculino

O Brasil encara a forte Espanha em busca de recuperação após derrota para a Lituânia na estreia.

16h Ginástica artística

As meninas do Brasil lutam por um resultado histórico na ginástica artística na tarde desta terça-feira (8), em um dos principais eventos do dia. O time nacional disputa a final por equipes, a partir das 16h, em busca da primeira medalha entre as mulheres na modalidade. A única conquista olímpica do país foi no masculino, com Arthur Zanetti nas argolas, em Londres-2012.

21 horas - Futebol Feminino

Se o masculino não encanta, as meninas do Brasil enchem os olhos. Contra a África do Sul, Marta e companhia têm a chance de fechar a fase de grupo com 100% de aproveitamento.

22 horas - Natação

Michael Phelps pode conquistar mais uma medalha olímpica, a sua 24ª, na final dos 200m borboleta. Dois brasileiros buscam lugar nas finais: Leonardo de Deus e Kaio Márcio de Almeida.

A atleta tem encantado – e impressionado – o mundo da ginástica nos últimos anos. No três Mundiais mais recentes, conquistou 14 medalhas: 10 ouros, 2 pratas e 2 bronzes. O retrospecto a transformou na ginasta mais premiada dos EUA na história da competição.

FOTOS: veja imagens da apresentação de Simone na trave neste domingo

O sucesso a tornou uma estrela em seu país. Gigantes como Nike e Coca-Cola passaram a patrociná-la. A revista Time, uma das mais tradicionais do mundo, escolheu estampar Simone na capa em sua edição pré-Olimpíada.

Prisão, alcoolismo e depressão: os obstáculos que Michael Phelps superou para estar no Rio

Maior medalhista olímpico da história abandonou aposentadoria e precisou de transformação radical para voltar a brigar por medalhas

Leia a matéria completa

Na capital carioca, ela vai brigar por cinco ouros: individual geral, solo, trave e equipes – onde os primeiros lugares para ela são dados como praticamente certos –, além do salto sobre o cavalo. E as conquistas na Olimpíada de 2016 podem ser só o começo. Especialistas do esporte veem Biles com potencial para se tornar uma das maiores da história.

FALHA: Ao som de Anitta, Daniele Hypolito cai sentada em apresentação. Leia mais

A atual coordenadora da seleção feminina norte-americana é Martha Karolyi, ex-treinadora de Nadia Comaneci, primeira competidora a conseguir uma nota 10 na modalidade. A treinadora diz que, desde a lendária ginasta romena, não via alguém com tanto talento. A própria Nadia chamou Simone de fenomenal e “capaz de fazer coisas nunca antes vistas”.

Pressão e responsabilidade de não decepcionar rondam a jovem. “Eu mesmo procuro estabelecer uma expectativa particular. É melhor do que deixar os outros fazerem isso para mim. Estou tranquila”, disse após competir pela primeira vez no Rio, no domingo (7).

Ela não parece mesmo nem um pouco nervosa. Pelo contrário. É muito fácil arrancar um largo sorriso de Simone. A ginasta está se divertindo em seus primeiros Jogos. Desde que desembarcou no Brasil, em 27 de julho, posta todos os dias em seu Twitter mensagens ou fotos em que exalta a experiência olímpica.

Aliás, as redes sociais são um pequeno vício da adolescente. Neste período no Rio, ela já postou mais de 20 fotos em suas contas pessoais. Questionada sobre o que levaria para uma ilha deserta, ela não tem dúvida em listar: alguém da família e... um celular.

A simpatia fez com que ela se enturmasse rápido com os brasileiros. Em uma imagem postada com o ginasta Arthur Nory, afirmou que ele é “seu novo namorado brasileiro”. Também já elogiou a caçula do time nacional Flávia Saraiva, classificando-a como “superfofa”.

Diante do show que promete dar na Arena Olímpica de Ginástica nos próximos dias, será fácil para Simone receber a retribuição de carinho do público brasileiro.

SOBROU

Simone não sentiu a pressão e cravou notas altas em todas as suas apresentações realizadas neste domingo. A norte-americana avançou para as finais na liderança do individual geral, solo, salto e trave. Ela ainda vai comandar os EUA na disputa por medalhas por equipes, já na próxima terça (9).

A melhor performance da ginasta veio no solo. Na trilha sonora da apresentação, muito samba e um trecho da canção “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor.

“Nossa coreógrafa produziu isso, conciliamos a música com os movimentos e eu gostei muito”, disse.

Luxo

O brilho do uniforme de Simone Biles e das outras integrantes do time de ginástica dos EUA chamou atenção no primeiro dia de disputa na Arena Olímpica. Não à toa. O collant que a equipe usa no Rio conta com aproximadamente 5 mil cristais e está avaliado em US$ 1.200, cerca de R$ 3.800.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]