• Carregando...
 | Pedro Serápio / Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serápio / Gazeta do Povo
  • A paranaense Natália Falavigna é uma das atrações do evento. Na sexta participa de palestra e no sábado dá autógrafos

A cidade de Londrina, região Norte do Paraná, sedia neste fim de semana a 13ª edição do Open Brazil de Tae kwon do, considerada pelos organizadores uma das principais competições do esporte na América do Sul. O torneio será disputado por cerca de 1.200 atletas de 14 estados brasileiro e cinco países no ginásio do Moringão. "É um evento que serve de referência para todo o país", disse Fernando Madureira, presidente da Federação Paranaense de Tae kwon do, à Gazeta do Povo Online.

Formatado nos moldes de grandes competições dos Estados Unidos e Europa, a competição vai reunir diversas faixas etárias, nas categorias fraldinhas, mirim, infantil, júnior, adulto e máster. "Temos grandes atletas no Paraná e com certeza obteremos grandes resultados. É um evento criado aqui, que prova a força do esporte em nosso estado", explicou Madureira.

Programação

No sábado (11), às 9h, ocorrem as competições de "Poonse", que na verdade são lutas imaginárias que são avaliadas por um conjunto de árbitros. Às 11h começam as competições nas categorias fraldinha, mirim, infantil e júnior de todas as faixas etárias. No domingo (12), às 9h, serão realizadas as lutas nas categorias adulto e máster. A entrada é franca.

A programação oficial da competição terá ainda dois eventos "off-tatame". O primeiro acontece nesta sexta-feira, a partir das 16h, quando os atletas Natalia Falavigna (bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim), Débora Nunes, Marcio Venceslau (prata no Pan Rio 2007) e Diogo Silva (ouro no Pan Rio 2007), além de técnicos e preparadores físicos, darão palestras sobre o ciclo olímpico dos atletas brasileiros.

"Vai ser um bate-papo muito legal. Falaremos de todos os detalhes e curiosidades. Vamos mostrar o ciclo olímpico, viagens, programação de treinos, seletiva e apontar as dificuldades dessa aventura", comentou Madureira, que também participa da palestra.

O segundo evento acontecerá no sábado (11), mais uma vez reunindo os atletas olímpicos do Brasil. A partir das 16h, no ginásio do Moringão, eles estarão atendendo fãs e atletas para fotos e autógrafos.

Fortalecimento do esporte

No comando da Federação Paranaense de Tae kwon do há dois anos, Fernando Madureira destacou o crescimento do esporte no Paraná. Para ele, vários pólos estão se desenvolvendo fora de Londrina, base tradicional para praticantes da arte marcial. "Antes, apenas Londrina tinha uma equipe forte. Hoje, Ponta Grossa, Cascavel e Curitiba já possuem grandes atletas e estão ganhando cada vez mais espaço".

A competição deste fim de semana é o maior exemplo da difusão do esporte. "Hoje os atletas de todo o país vêem para cá e nossos atletas conseguem se aprimorar tecnicamente sem sair de casa. É isso que dá a manutenção técnica dos nossos atletas e os resultados estão aparecendo". Só em Londrina existem atualmente 15 equipes de tae kwon do.

"Hoje usamos o modelo de Londrina para levar o esporte, com mais organização e profissionalismo, para outras cidades. Desenvolvemos parcerias e até formamos professores, numa parceria com o Crefi (Conselho Regional de Educação Física). O Paraná está entre as três potencias nacionais do tae kwon do", concluiu Madureira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]