• Carregando...

Vilson Ribeiro de Andrade*

A subida do Coritiba para a Primeira Divisão do futebol brasileiro, lugar que sempre merece estar, não aconteceu por acaso. Em primeiro lugar, é fruto do grande amor da imensa torcida coxa-branca, especialmente de nossos sócios, pelo seu time do coração. Torcida esta que muito me orgulha porque nunca deixou de acreditar que o Coritiba sempre será mais forte do que as dificuldades. Assim como a bola também não entra no gol por acaso, a campanha vitoriosa do Coxa neste ano, uma das mais expressivas de sua história, é fruto de uma nova visão do futebol. Filosofia esta que considera primordial o fato de que os resultados somente aparecem com trabalho árduo, planejamento estratégico, disciplina, respeito dentro e fora do campo, criatividade e a formação permanente de talentos. Assim o fizemos.

Aquele terrível 6 de dezembro, quando fomos rebaixados e nosso estádio depredado e parcialmente destruído por vândalos e marginais, foi um dos dias mais tristes de minha vida. Fui embora a pé do Couto Pereira tentando entender porque a violência podia superar o valor mais sublime do futebol, que é o amor pelo time. Foi justamente naquela tristeza que me veio uma luz: não podíamos deixar o nosso time, de tradições centenárias, honradas tanto por várias gerações, morrer. Era naquela hora que o Coxa mais precisava de nós.

Lembrei-me daquele ideograma chinês que representa ao mesmo tempo crise (perigo) e oportunidade (solução). Ou seja, em tempos de crise pessoas e empresas têm que buscar saídas criativas e inovadoras que nem sempre são pensadas ou buscadas em tempos de bonança. E foi isso que fizemos: dias depois, reunimos um grupo de empresários que têm grande amor pela camisa alviverde e começamos a reestruturação.

Iniciamos uma campanha de valorização do associado, do bom torcedor. O torcedor do bem, que vai ao estádio pelo amor ao seu time. Lutamos contra o oportunismo das organizadas e livramos o clube da influência danosa destas estruturas. Começamos o estadual com muitas dúvidas e questionamentos; mostramos que estávamos vivos com a conquista do paranaense. Tivemos que jogar em Paranaguá, onde fomos muito bem acolhidos. Tivemos que atuar também na vila Capanema, onde o time coirmão abriu as portas de sua casa. A estada em Joinville, onde também nos receberam muito bem, foi uma grande lição: serviu para aumentar a nossa têmpera.

Valorizamos nossas categorias de base, ao subir 10 atletas. Conseguimos excelentes resultados. Além disso, mostramos que o setor está muito bem organizado. Fomos campeões da taça Belo Horizonte e conquistamos outros títulos importantes. O campeonato brasileiro, no entanto, foi a nossa maior prova. Atuamos um turno inteiro fora do Couto Pereira. Retornamos com uma campanha impecável e entre os líderes. E ainda fomos mais adiante.

O clube passou por uma profissionalização completa, neste ano. Equacionamos as dívidas financeiras contraídas em diversas administrações. Hoje, o Coritiba é uma empresa, com uma visão moderna de gestão, na qual os colaboradores, gerentes e coordenadores respondem pelos seus rendimentos. Diante de todo esse trabalho, alcançamos um número expressivo em nosso quadro associativo, chegando a quase 18 mil sócios, no momento.

A temporada de 2011 representa um novo e grande desafio. Acredito, no entanto, que estamos mais fortes do que nunca e vamos alcançar grandes conquistas.

Quero deixar registrado aqui os meus mais sinceros agradecimentos a toda torcida coxa-branca; aos funcionários do clube; ao Conselho Deliberativo; aos meus companheiros do Conselho Administrativo, em especial aos diretores Ernesto Pedroso e José Fernando Macedo, que compõem o triunvirato do futebol; ao Departamento de Futebol comandado pelo Felipe Ximenes; ao técnico Ney Franco, sua comissão técnica e a todo o elenco de nossa grande equipe, por todas essas conquistas. Somente com essas forças somadas e unidas é que atingimos os nossos objetivos e restabelecemos o nosso orgulho, para ser eternamente Coxa!

*Vilson Ribeiro de Andrade é vice-presidente do Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]