• Carregando...
Confira uma pesquisa com os torcedores do Coritiba |
Confira uma pesquisa com os torcedores do Coritiba| Foto:

Repercussão

Elenco coxa reverencia os torcedores

Henrique Moretti, especial para Gazeta do Povo

A confiança da torcida deixa os jogadores do Coritiba orgulhosos. Informado sobre os números do levantamento feito pela Paraná Pesquisas, o zagueiro Emerson sorriu e afirmou que os fãs também "fazem parte dessa história bonita" que a equipe está construindo. "A gente procura fazer o melhor para eles irem ao estádio." O atacante Leonardo é outro a elogiar a postura dos coxas-brancas. "Claro que aumenta a nossa responsabilidade, mas se chegamos até aqui foi com o apoio deles. Temos algo a mais na luta por títulos", diz ele.

O zagueiro Cleiton também gostou do resultado da pesquisa: "Os números mostram que estamos no caminho certo. Precisamos nos apoiar na confiança da torcida".

Para um time recordista de vitórias, uma torcida entusiasmada. A série inabalável de 22 triunfos – única no futebol nacional – reforçou o orgulho e despertou um forte otimismo nos coxas-brancas. A rodada derradeira do Estadual, hoje, quando pode confirmar o título de forma invicta, contra o Cianorte, no Couto Pereira, é apenas um novo ato de um time com potencial de ir muito mais longe. É o que pensam os torcedores do clube, de acordo com um levantamento exclusivo feito para a Gazeta do Povo pelo instituto Paraná Pesquisas.

O campeão paranaense tem time para brigar também pelo título brasileiro deste ano, dizem 78,9% dos alviverdes ouvidos esta semana. Tamanha confiança se reporta ainda à Copa do Brasil: 82,74% dos torcedores do clube confiam na presença da equipe na final do torneio que vale uma vaga na Libertadores de 2012.

Para chegar primeiro às semifinais da competição nacional, o Coxa terá pela frente esta semana o duelo com o Palmeiras, antigo recordista nacional de vitórias (21). O primeiro jogo será quinta-feira, no Alto da Glória, e é encarado como o maior teste desta equipe vencedora na temporada. "A torcida está em lua de mel com o time. O momento é de muita euforia", comentou o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo de Oliveira.

O levantamento ouviu 365 torcedores, que apontaram o talento dos jogadores como o maior segredo do sucesso alviverde. O mérito pertence a Marcos Aurélio, Davi, Rafinha e companhia segundo 35,07% das pessoas ouvidas. O técnico Marcelo Oliveira foi citado por 26,03% dos entrevistados como o principal motivo para o destaque do Coritiba. A capacidade administrativa vem em terceiro lugar, com 21,10% das respostas. O apoio da torcida leva 14,52% das menções.

"O reconhecimento do trabalho é muito bacana. Mas esse otimismo é fruto da passionalidade como o futebol é tratado. De forma alguma podemos nos empolgar com isso. O sucesso de ontem não é garantia do êxito no futuro. Todo o trabalho é colocado à prova uma ou duas vezes por semana", afirmou o superintendente de futebol do Coritiba, Felipe Ximenes.

"Fizemos um trabalho a longo prazo e o objetivo era o bicampeonato. Chegar a essa série invicta surpreende e a manifestação da torcida é em relação a esse momento. Mas temos os pés nos chão. O Brasileiro é um campeonato muito difícil e a fórmula mata-mata da Copa do Brasil a torna diferente de qualquer competição", ponderou o vice-presidente alviverde, Vilson Ribeiro de Andrade.

"Mas temos uma equipe competitiva para disputar títulos, evidentemente. Vamos jogar para buscar esse sonho. Sonhar não paga pedágio", acrescentou o dirigente.

Para seguir na rota certa, a torcida sugere reforços e o setor mais carente na opinião do público seria a zaga, de acordo com 23,56% dos entrevistados. "Não vejo apenas pelo lado técnico. Às vezes o torcedor aponta a carência em certo setor e não vê que aquela peça é importante em outras questões", afirmou Ximenes.

As novas contratações devem seguir três requisitos, segundo o vice-presidente do clube: atleta de grupo, talentoso e que fora de campo seja um exemplo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]