• Carregando...

Foi um massacre alviverde no primeiro tempo, quando abriu quatro gols de vantagem. E o Palmeiras, mesmo longe do Palestra Itália, venceu a Portuguesa por 4 a 2, neste domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, aliado à derrota do Cruzeiro para o Santos por 2 a 0, o Verdão assumiu a vice-liderança, agora com 40 pontos. Alex Mineiro (2), Gustavo e Kléber foram os autores dos gols alviverdes. Jonas fez os dois da Lusa, que tem apenas 22 pontos e está na 17º colocação, na zona do rebaixamento.

Com a vitória do Palmeiras, a torcida alviverde espera ter exorcizado o fantasma do Palestra Itália, onde em 10 jogos no Brasileiro, a equipe venceu nove e empatou um. No Pacaembu, onde mandou o seu jogo, o Verdão mostrou que também pode exibir um futebol convincente fora de casa.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Atlético-PR, no próximo domingo, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba. No mesmo dia, às 18h10m, no Canindé, a Portuguesa terá pela frente o Atlético-MG.

Goleada alviverde

A Portuguesa entrou em campo com mudanças no time titular. Aderaldo entrou na zaga, Heverton fez a sua estréia no meio-campo, enquanto Fellype Gabriel foi para o ataque, ao lado de Jonas. E a Lusa começou em cima do Palmeiras. Heverton, em chute de fora da área, assustou Marcos, enquanto Gavilán exigiu grande defesa do goleiro alviverde logo aos quatro minutos.

Com apenas sete minutos, o lateral-direito Fabinho Capixaba, que havia passado em um teste físico no vestiário, deu um pique em campo e voltou a sentir a lesão muscular na coxa direita. O técnico Vanderlei Luxemburgo o sacou e mandou a campo o zagueiro Gustavo, colocando o Verdão para atuar no 3-5-2.

Gustavo passou a marcar pelo setor direito, enquanto Sandro Silva e Evandro podiam se revezar na ala direita. Aos 19 minutos, Kléber acionou Diego Souza, que invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro André Luís. Pênalti, que Alex Mineiro cobrou com muita categoria e fez 1 a 0, aos 21.

Em seguida, aos 25, após cobrança de falta de Leandro, Gustavo, de cabeça, ampliou para o Verdão. O técnico Valdir Espinosa percebeu que a Lusa estava perdida em campo e mexeu no time aos 32 minutos, sacando o volante Dias para a entrada do artilheiro Washington. E a Portuguesa foi para o tudo ou nada, perdendo poder de marcação no meio-campo, e ganhando um terceiro atacante.

Porém, aos 34, após receber um passe de Alex Mineiro, Kléber invadiu a área e tirou proveito da falha do goleiro André Luís, que soltou uma bola fácil, e fez 3 a 0 para o Verdão.

Desesperada, a Portuguesa virou uma presa fácil dentro de campo. Totalmente desordenada, a equipe tentou descontar o placar de qualquer maneira, e abriu um enorme buraco em seu sistema defensivo.

Em chutes de fora da área, principalmente de Heverton, a Lusa ainda exigiu algumas defesas fáceis de Marcos. Mas, nos contragolpes, o Palmeiras foi mortal e decretou a goleada no primeiro tempo. Aos 43, Leandro fez uma bela jogada pelo setor esquerdo, chegou com facilidade à linha de fundo e cruzou, na medida, para Alex Mineiro, de cabeça, decretar a goleada: 4 a 0.

O passeio do Palmeiras no primeiro tempo foi tão impressionante que o técnico Valdir Espinosa não conseguiu explicar o desastre que havia acontecido com a Portuguesa no primeiro tempo.

"É difícil explicar. Erramos muito. Não dá para falar o que aconteceu. Tenho poucos minutos para tentar fazer algo. Sinceramente, eu não sei o que falar", disse Espinosa.

Segundo tempo

A partida caiu de produção no segundo tempo. Com a goleada aplicada na etapa inicial, o Palmeiras tocou a bola e atacou com tranqüilidade. Já a Lusa, com medo de sofrer outros gols, marcou firme e preferiu ficar encolhida na defesa, explorando apenas os contra-ataques.

O Palmeiras perdeu grande chance aos 13 minutos, quando Kléber fez bela jogada individual e quase marcou um golaço. Mas quem descontou foi a Lusa, aos 22, após cruzamento de Patrício, Marcos vacilou, Jeci não marcou, e Jonas, de cabeça, deixou a sua marca na rede.

Tentando tornar o time mais rápido, Luxemburgo colocou em campo Denílson e Maicosuel nas vagas de Diego Souza e Alex Mineiro, respectivamente. Mas o Palmeiras continuou apático. Na base do tudo ou nada, a Lusa correu para cima em busca de outros gols.

Aos 38, após cobrança de escanteio, Bruno Rodrigo desviou de cabeça, e Jonas, outra vez em cima dos zagueiros, e, de cabeça, fez o segundo gol da Lusa. Mas já era tarde. Vitória do Verdão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]