Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Série B

Para alijar a Macaca

Se vencer a Ponte Preta, hoje,em Campinas, o Coritiba abrirá nove pontos do adversário, primeiro fora da zona do acesso

O técnico Ney Franco se anima com a possibilidade de abrir nove pontos sobre a Ponte, mas prega cautela para o duelo de hoje em Campinas | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
O técnico Ney Franco se anima com a possibilidade de abrir nove pontos sobre a Ponte, mas prega cautela para o duelo de hoje em Campinas (Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo)

Das seis vitórias que faltam para o Coritiba conseguir o acesso à Série A, poucas terão tanta importância quanto a que pode ocorrer nesta terça-feira (28), às 19 ho­­ras, quando o time enfrentar a Ponte Preta, no Estádio Moisés Luca­­relli, em Campinas. Além de encurtar o caminho para a elite nacional, se derrotar a Macaca em território inimigo, o Coxa, líder, abrirá uma vantagem de nove pontos para o adversário que hoje ocupa a quinta posição, com 40 pontos. Assim, não só a contagem re­­gressiva andará mais um pouco: um adversário direto praticamente será alijado da disputa.

"Não vou dizer que a gente tira a Ponte, porque ela tem muito potencial. Mas acho que, no caso do Coritiba, afastamos nove pontos de um time que tem potencial para subir", analisa o técnico Ney Franco.

No entanto, ele prega toda a cautela possível: "Se trata de um jogo muito difícil. É uma equipe que perdeu a última partida, mas tem atuado bem em casa. Vamos ter de jogar muito para conseguir o resultado", alerta. Na última rodada, a Ponte perdeu para o São Caetano em Campinas, de virada, por 2 a 1, e deixou o G4.

A vitória nesse encontro também é tida como fundamental pelos atletas alviverdes, que não fugiram do velho clichê. "É o famoso jogo de seis pontos. A gente vai abrir uma vantagem muito grande. É procurar ter a mesma atenção dos outros jogos para sairmos de lá com os três pontos", disse Fa­­binho Capixaba, que, se es­­cor­­regou na matemática, acertou na ambição para o duelo.

Ele está garantido entre os titulares, que não terão Pereira e Tcheco (leia mais ao lado). Outro que estará em campo é Leonardo. "Vai ser uma final de campeonato para eles. Nos primeiros 15 minutos, vão vir com pressão e te­­mos de ter tranquilidade", prevê o atacante.

Toda a cautela adotada no discurso do treinador e dos atletas também é vista na diretoria, que adiou a ideia de usar um relógio com a contagem regressiva para a volta à Pri­­meira Divisão, divulgada pela mídia ontem. "Estamos pensando em como fazer isso, mas eu tenho a preocupação de não criar ansiedade. A ideia é primeiro buscar a classificação, porque senão cria-se um am­­biente muito pesado para os jogadores", contou o vice-presidente Vilson Ribeiro de An­­drade.

Entre a preocupação de não criar um monstro de ansiedade ou explorar o marketing positivo do provável retorno à elite, por enquanto, a primeira op­­ção vence. "Quando nós confirmarmos a vaga, vamos estudar. Até estarmos entre os quatro, vamos de forma natural", re­­forçou o dirigente.

Ao vivo

Ponte Preta x Coritiba, às 19 horas, no SporTV e no tempo real da Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.