• Carregando...

Maracaibo – A partida de hoje entre Unión Maracaibo e Paraná será a primeira no Estádio José "Pachencho" Romero depois do anúncio da Conmebol, na terça-feira à noite, de que a praça esportiva será sede da final da Copa América, dia 15 de julho. Pode ser, portanto, palco do primeiro título da seleção brasileira sob o comando de Dunga.

Segundo os venezuelanos, nada mais merecido, afinal, é de longe o melhor do país. Inclusive se tornou nos últimos anos a casa da seleção venezuelana. Foi nele, por exemplo, que a equipe "vinotinto" ganhou por 2 a 0 do Uruguai nas Eliminatórias para a Copa de 2002, no episódio que ficou conhecido como "Pachenchazo".

O estádio, de 1969, passa por amplas reformas para sediar a Copa entre junho e julho. Vai inclusive aumentar de capacidade (de 30 mil para 40 mil pessoas), apesar de já ser todo encadeirado. A posição mais nobre passará a ser a que hoje é ocupada por uma pista de ciclismo, ao redor de outra de atletismo, por sua vez em volta do campo. A reforma vai aproximar bem mais o público do estádio. Na partida de amanhã, a distância entre arquibancada e gramado será praticamente a mesma do Pinheirão antes da reforma de 2003.

No portão de entrada do Pachencho já está instalado um moderno placar eletrônico. Na parte interna o Tricolor já poderá usufruir de toda infra-estrutura que estará à disposição das seleções nacionais. Acomodações que não são luxuosas, mas também não deixam a desejar.

Apesar de o futebol não ser exatamente a paixão nacional dos venezuelanos, a final da Copa América encheu a população marabina de orgulho. "A competição nem teria vindo para a Venezuela se não fosse por Maracaibo. Aqui temos muitos descendentes de italianos e por isso gostamos mais desse esporte", discursou o estudante Juan Fachini, ele próprio neto de italianos.

Quem também deve estar orgulhoso é o próprio Pachencho, José Encarnación Romero, primeiro venezuelano medalha de ouro no atletismo nos Jogos Bolivarianos, que passou a dar nome ao estádio em 1974.

* * * * *

Em MaracaiboUnión Maracaibo x Paraná

Unión MaracaiboAngelucci; Vallenilla, Fuenmayor, Elvis Martínez e Bovaglio; Vitale, Pedro Fernández, Urdaneta e Figueroa; Cáceres e Arismendi. Técnico: Jorge Pellicer.

ParanáFlávio; André Luiz, Daniel Marques, Neguette e Egídio; Xaves, Beto, Gérson e Dinélson; Henrique e Josiel. Técnico: Zetti.

Estádio: José "Pachencho" Romero.Horário: 20h30, de Brasília.Árbitro: Samuel Haro (EQU).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]