Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Série B

Paraná é apresentado ao Carcará do Sertão

Desconhecido Salgueiro, do agreste pernambucano, é o adversário desta sexta na Vila Capanema, na estreia de Roberto Fonseca

Fágner, artilheiro do Carcará do Sertão na Segunda Divisão,  é a esperança de gols dos pernambucanos na Vila Capanema | Matcos Pastich/ Folha de Pernambuco
Fágner, artilheiro do Carcará do Sertão na Segunda Divisão, é a esperança de gols dos pernambucanos na Vila Capanema (Foto: Matcos Pastich/ Folha de Pernambuco)

Desempenho discreto no último Estadual (7.º lugar), time estreante na Série B, mandando os seus jogos longe da torcida... Indícios que, facilmente, colocam o Salgueiro, adversário do Paraná, como um dos candidatos ao rebaixamento na Segundona. As três primeiras rodadas da competição, no entanto, serviram para lançar um novo olhar sobre a equipe pernambucana que tem mais um desafio hoje, às 21 horas, na Vila Capanema.

Profissionalizado há menos de dez anos, o Salgueiro conseguiu dois empates e uma vitória em suas primeiras partidas no Nacional, o que levou o time ao 5.º lugar, a três pontos do líder ABC e com um jogo a menos.

"Essa posição surpreendeu muita gente, mas não quem está direto no clube. Somos um grupo unido, humilde, mas ainda está muito cedo para falar qualquer coisa", diz o diretor de futebol da equipe, Fernando Alves, pregando a cautela.

Com estádio próprio, mas sem a capacidade mínima exigida pela CBF, o time nordestino tem mandado os seus jogos em Paulista, cidade a mais de 500 quilômetros de Salgueiro. Mesmo assim, a equipe, nas duas partidas como mandante até o momento, atraiu a atenção de pelo menos 6.500 torcedores, público que o Paraná ainda não atingiu neste ano na Vila Capanema. "O pessoal da região gosta muito de futebol e todos estão torcendo pelo nosso crescimento", afirma Alves.

O surpreendente Salgueiro é conhecido também como o Carcará do Sertão, ave comum no agreste pernambucano. A viagem para Curitiba foi o voo mais longo de sua curta história, pouco mais de 2.400 quilômetros (trecho aéreo). É a primeira vez que a equipe vem ao Sul do país.

Além da longa distância, os nordestinos tiveram que enfrentar a variação de temperatura. Dos confortáveis 30ºC de Pernambuco, o elenco se deparou nos últimos dias com termômetros em torno dos 10ºC em Curitiba.

Prevendo o temido frio, o grupo veio prevenido. Ainda no Recife, todos os jogadores receberam casacos, artigo pouco usual para na região. "Até por isso [frio], chegamos antes [quarta-feira] para nos adaptarmos. Espero que o clima não atrapalhe nosso rendimento em campo", declara o dirigente.

No Paraná, técnico e jogadores estão alertas para evitar que, pelo menos nesta noite, o Carcará consiga pregar uma peça no Tricolor. "Vamos precisar muito do torcedor e de uma boa produção em campo, porque será um jogo que vai exigir muito. A equipe deles é difícil de ser batida", aponta o técnico paranista Ro­­berto Fonseca, que espera acabar com o bom momento do adversário e estrear com o pé direito no comando do Paraná.

Ao vivo

Paraná x Salgueiro, às 21 h, na Rádio 98 FM (98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.