• Carregando...

Se o Paraná Clube ainda não havia conquistado uma vitória neste Campeonato Brasileiro, este domingo foi a redenção paranista. Aplicado em campo, o Tricolor surpreendeu e acabou goleando o Grêmio por 5 a 2 para a alegria dos mais de 8 mil torcedores que estiveram no Estádio Pinheirão neste domingo.

O jogo começou tenso, já que o técnico Caio Júnior mudou o esquema tático e a escalação do time ainda nos vestiários. Acostumado a jogar no 3-6-1, o time iria atuar no 3-5-2 com a entrada de Cristiano no lugar de Gerson. Com isso, o Tricolor paranaense jogaria com uma formação que nunca havia jogado e sequer treinado durante a semana.

Só que as mudanças deixaram o time paranista com muito mais ousadia e a dupla Cristiano e Zumbi, o estreante da tarde, jogou com naturalidade. A vitória deu tranqüilidade ao Tricolor que na próxima rodada enfrenta o Fluminense, no Rio de Janeiro.

Torcidas

Nas arquibancadas a torcida do Grêmio fez muita confusão, provocou brigas e acabou sendo reprimida com força pela Polícia Militar. Já os torcedores do Paraná reclamaram que não encontraram ingressos para comprar antes do jogo e os portões foram fechados logo após o início da partida.

Primeiro tempo

Os primeiros minutos de jogo deram ao torcedor a nítida impressão de domínio gremista. Os jogadores Gaúchos impuseram aos paranistas um ritmo forte e rápido e chegavam sempre ao gol de Flávio. O Paraná pareceu assustado e teve que se defender das investidas do Grêmio. Logo aos 3 minutos, por exemplo, Flávio fez uma linda defesa.

Só que a modificação feita pelo técnico Caio Júnior momentos antes do jogo, com a entrada de Cristiano no lugar de Gerson, surtiu efeito. Aos 12 minutos do 1.º tempo em jogada inteligente, Ângelo fez um lançamento e Zumbi saiu da jogada por perceber que estava em impedimento. Com isso, Cristiano surgiu, recebeu a bola, carregou e chutou de perna direita para as redes do goleiro Galatto.

O gol paranista não refletia o domínio do jogo, que continuava com o Grêmio tendo com mais posse de bola. Só que o aproveitamento do Paraná continuou em 100% quando o Tricolor ampliou o placar em sua segunda chance no jogo. Em jogada pela direita, Zumbi carregou e fez o cruzamento para a grande área. A bola iria para Cristiano, quando o zagueiro Alessandro se antecipou para fazer o corte, mas a bola acabou indo contra suas próprias redes. Gol contra para o Tricolor paranaense.

Finalmente, aos 25 minutos, o Grêmio conseguiu chegar ao seu primeiro gol. Depois de um pênalti contestado pelos jogadores do Paraná, quando o árbitro Wilson Luiz Seneme marcou bola na mão da zaga do Paraná. O estreante Hugo cobrou com qualidade no canto esquerdo de Flávio.

Só que o Tricolor conseguiu se impor e quando já equilibrara o jogo chegou ao seu terceiro gol aos 35 minutos. Em jogada pela esquerda, o lateral Edinho fez o cruzamento para a grande área. O zagueiro Pereira tirou de cabeça, mas a bola sobrou para o volante Beto. O jogador teve tempo de dominar e chutar forte para as redes do goleiro Galatto fechando o placar parcial do 1.º tempo.

Segundo tempo

Para os 45 minutos finais, o técnico do Grêmio, Mano Menezes, tirou o meia Alessandro para a entrada do atacante Ramon. Já o técnico Caio Júnior gostou do desempenho da equipe e não quis fazer nenhuma substituição.

O Grêmio voltou mais disposto para a segunda etapa e logo aos 8 minutos diminuiu a diferença do placar. O jogador Ricardinho dividiu a jogada com o goleiro Flávio dentro da área e ela acabou sobrando para Lucas, que carregou, deixou o zagueiro Emerson no chão com um belo drible e tocou para o gol aberto.

Parecendo voltar com mais ânimo, e com certeza sob os efeitos da bronca que o técnico Mano Menezes deve ter dado nos vestiários, os jogadores gaúchos estavam mais "ligados". O Paraná deixou o posto de administrador de resultado para buscar mais um gol que lhe daria tranqüilidade.

O este gol veio pouco depois. As 14 minutos da segunda etapa o Paraná balança as redes adversárias pela 4.ª vez. Em jogada de habilidade de Batista, a bola sobrou para Edinho fintar a marcação e fazer o cruzamento. A bola atravessou toda a extensão da grande área e Ângelo apareceu para, de carrinho, chutar para as redes gremistas.

Com todos os setores funcionando com eficiência, o Tricolor paranaense voltou a administrar o resultado. Só que os jogadores não pareciam contentes e buscaram o 5.º gol. Aos 33 minutos do 2.º tempo o árbitro marcou um pênalti para o Paraná. Em jogada de Edinho, a bola acabou batendo na mão do lateral Patrício que reclamou muito da marcação dizendo que a bola tocou no ombro. Emerson partiu para cobrança e com categoria balançou as redes gremistas e decretou a vitória do Tricolor paranaense.

Paraná 5 x 2 Grêmio

Confira algumas imagens da goleada Tricolor

Veja os outros resultados da rodada

Confira como ficou a classificação do Brasileirão

Caio Júnior exalta qualidades do elenco paranista

Edinho e Batista fazem a análise da goleada do Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]