Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brasileiro

Paraná perde melhor caminho para o gol

Josiel, artilheiro do campeonato, é vetado do jogo contra o Sport

Uma inesperada baixa frustrou os tricolores na manhã de ontem, um pouco antes do último treino para a partida de amanhã, às 16 horas, contra o Sport, no Recife. Josiel, o artilheiro do Brasileiro e até então a maior esperança de gols do Paraná na Ilha do Retiro, sentiu uma contratura no músculo posterior da coxa direita e vai desfalcar o time. A esperança de gols paranistas agora está em Lima, o substituto do goleador.

Josiel acusou a lesão após o treino da tarde de quinta-feira, mas foi apenas ontem – quando um exame mais detalhado foi realizado e a necessidade de recuperação constatada – que a participação do centroavante no duelo contra o Rubro-Negro pernambucano foi descartada. A expectativa da comissão técnica paranista é que ele possa voltar a campo na próxima rodada, no clássico contra o Atlético, dia 23.

Autor de 17 gols no campeonato (o que corresponde a 58,6% das vezes em que o Tricolor balançou as redes adversárias), marca próxima do total marcado pelo América-RN (19), o atacante conta com total confiança do técnico Lori Sandri. Tanto que "Josigol" era a peça-chave do esquema trabalhado pelo treinador durante toda a última semana.

Para segurar o ímpeto do Leão, que, jogando em casa, deve tomar a iniciativa de jogo, Lori optou por reforçar a marcação do meio-de-campo com a entrada do volante Beto (que volta de suspensão) no lugar de Lima, e deixar apenas Josiel no ataque. Assim, o Paraná se preparou para explorar os contra-ataques atuando no 3–6–1.

Contudo, diante do resultado do novo esquema nos treinamentos e do crédito de Lima com Lori, nem mesmo a súbita ausência do artilheiro fez o treinador mudar o desenho tático do Tricolor. "O Lima também pode fazer um grande jogo e cumprir o que foi treinado e o que se espera para domingo", disse o técnico, que defendeu sua escolha e disse não temer um possível isolamento do único atacante paranista na zaga adversária. "Optei por um sistema forte no meio e com velocidade. Apesar de entrar só com um atacante, temos o Éverton, o Beto, o Batista e os alas que chegam de trás", justificou.

De reserva para a aposta maior de gols tricolores em substituição ao artilheiro do campeonato, Lima não se sente pressionado. "A responsabilidade é grande, mas estou tranqüilo para fazer o que ele [Josiel] faz, ou seja, gols", afirmou o atacante, feliz por ganhar mais uma chance como titular. "É mais uma oportunidade importante que eu ganho. Espero mais uma vez fazer bem o meu papel", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.