• Carregando...

O Paraná terminou a edição 2009 das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, disputadas neste mês em Fortaleza, no Ceará, na sexta posição geral. A competição teve seu encerramento no sábado e premiou o estado de São Paulo como seu grande vencedor, com 347 pontos. Santa Catarina ficou com o vice-campeonato (288), seguido pelo Rio de Janeiro (257), Pernambuco (223) e Distrito Federal (200). O Paraná somou 190 pontos.

O desempenho frustrou os chefes da delegação do estado, afinal a expectativa era de evoluir em relação a edição 2008 da competição, quando o Paraná ficou a 5ª colocação. Mesmo assim, as quatro medalhas de ouro, as seis de prata e as oito de bronze tiveram muito valor para o grupo de atletas que foi ao Nordeste brasileiro.

"Esperávamos melhorar, com as nossas equipes coletivas mantendo a regularidade e as individuais aumentando o rendimento. Mas todas as federações, de uma maneira geral, também subiram de produção, tornando a competição mais equilibrada", analisou o presidente da Federação de Desportos Universitários do Paraná (FPDU), Ney Mecking, em matéria publicada no site da Paraná Esportes.

No último dia de competições, além das medalhas nas modalidades coletivas – ouro no handebol masculino, bronze no futsal feminino e bronze no handebol feminino, outras medalhas paranaenses foram conquistadas na natação e no atletismo. Na natação, Flávia Borges, de Curitiba, ganhou mais uma medalha de ouro nos 100 metros livre (ela já Haia vencido nos 200 metros livres) e Rafael do Amaral Budid, também de Curitiba, ganhou o bronze nos 100 metros peito, além da prata 200 metros peito.

No atletismo foram conquistadas no último dia de provas duas medalhas de prata (Helder Gatto Rigone, nos 800m, e Elton Ricardo Costa, nos 110m com barreiras e uma de bronze (Aline Fernanda Sanches, no salto em altura). No total foram nove medalhas no atletismo; quatro de prata e cinco de bronze. Na natação foram quatro medalhas: duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O Paraná ainda teve medalhas no judô (uma de ouro e outra de prata).

Classificação geral:

1º – São Paulo – 347 pontos 2º – Santa Catarina – 288 3º – Rio de Janeiro – 257 4º – Pernambuco – 223 5º – Distrito Federal – 200 6º – Paraná – 190 7º – Rio Grande Sul – 142 8º – Bahia – 125 9º – Ceará – 119 10º – Rio Grande do Norte – 113

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]