• Carregando...
Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos comemoram o ouro na bocha | Guilherme Taboada / CPB
Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos comemoram o ouro na bocha| Foto: Guilherme Taboada / CPB

Fora do pódio

Outros dois paranaenses que competiram ontem na Paralimpíada não conseguiram chegar ao pódio. A londrinense Márcia Menezes ficou em sexto lugar na disputa do halterofilismo, na categoria até 82,5 kg. Ela conseguiu levantar 110 kg, abaixo de sua melhor marca pessoal, de 115 kg. Quem subiu ao lugar mais alto do pódio, com a marca de 145 kg, foi a nigeriana Loveline Obiji.

Já no tiro esportivo, Carlos Garletti, radicado em Ponta Grossa, não chegou à final na prova de carabina (50 m), em posição deitada. Ele acabou em 19.º lugar, com 583 pontos. O ouro foi conquistado por Sultan Alaryani, dos Emirados Árabes Unidos.

Londres - O paranaense de Telêmaco Borba Eliseu dos Santos, da bocha, categoria BC4, conquistou o bicampeonato paralímpico, na tarde desta terça-feira (4), em Londres. Ao lado do paulista Dirceu Pinto, ele conquistou a medalha de ouro após vitória contra os tchecos Leos Lacina e Radek Prochazka. Esta é a primeira conquista dourada de um atleta do estado nesta edição dos Jogos. Ao todo, o Brasil contabiliza oito ouros até aqui.

A final foi mais equilibrada que o esperado. Na fase de grupos, os brasileiros haviam vencido os europeus por 9 a 0. Desta vez, o resultado foi apertado: 5 a 3.

"Viemos para cá pensando em um jogo de cada vez. O peso de ser favorito não atrapalhou e conseguimos mais um título. Essa medalha é para o meu filho que nasceu há menos de uma semana, no dia da abetura da Palímpiada", dedicou Santos, que treina em Curitiba e ainda não conhece o filho Nicolas e só o viu pela internet. "São quatro anos de trabalho que dão resultado hoje", reforçou Dirceu Pinto.

Eliseu, que não tem os movimentos dos membros inferiores, começou a praticar a bocha paralímpica em 2005 e hoje está entre os melhores do mundo na categoria BC4. Ele e Dirceu ainda não encerraram as atividades em Londres. Os dois têm pela frente a competição individual. Em Pequim-2008, nesta disputa, Dirceu ganhou o ouro e Eliseu ficou com o bronze.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]