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O grave acidente sofrido pelo paranaense Diumar Bueno, 51 anos, no último sábado, no treino classificatório da etapa de Guaporé (RS) da Fórmula Truck expôs um problema recorrente na categoria: a perda dos freios.

O piloto não conseguiu diminuir a velocidade de seu caminhão na reta dos boxes, rompeu o muro de proteção e caiu em um barranco de cerca de 15 metros. A velocidade estimada no momento da batida é de 190 km/h, o que resultou em fratura múltiplas em ambas as pernas (15 em uma e 17 na outra), lesões faciais e nasais, além de cortes em todo o corpo.

"Ele tem consciência do acidente, mas tem picos de lucidez. Ele fala 'cadê o freio do caminhão?, pergunta se ele estragou muito'", conta Sheren Bueno, filha do piloto.

Bueno passará por nova cirurgia na perna nesta quinta, mas está em situação estável. "Ele está reagindo bem, não teve nenhuma complicação levando em consideração a gravidade do acidente. Os médicos estão surpresos, disseram que ele é muito forte", explicou Sheren, que foi piloto do caminhão madrinha da categoria durante seis anos.

Veja como foi a batida:

Bueno foi transferido para Curitiba no dia do acidente e está internado na UTI do Hospital Marcelino Champagnat. O trajeto foi feito no avião do também piloto Pedro Muffato.

Para Muffato, não há segurança total no atual sistema de freios da F-Truck. Segundo ele, acidentes causados por falha nos freios a ar não são incomuns, já que bujão de armazenamento é suscetível a batidas.

"Já alertei sobre isso várias vezes e não me escutaram", conta o piloto. "Se alguém perde o freio em uma reta, pode causar acidente grande, e que coloque até o futuro da categoria em risco", emenda.

A teoria de Muffato, no entanto, é de que, além, do freio, Bueno contiunou a acelerar, involuntariamente, até o instante da colisão. "Ele deve ter passado mal ou perdeu o sentido, pois, olhando as imagens, dá para ver que o caminhão continuou acelerando", garante ele, que elogiou a estrutura do caminhão, responsável por evitar uma tragédia ainda maior.

Segundo a assessoria da F-Truck, uma reunião sobre o assunto estava previamente marcada para o dia 8 de novembro, durante a semana da prova de Curitiba. A adoção de maneiras para melhorar a segurança dos caminhões, como a inclusão de um sistema independente de freio hidráulico, estará em pauta.

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