• Carregando...
Aline Rocha vai participar de três provas na Paralimpíada. | Marcio Rodrigues/CPB
Aline Rocha vai participar de três provas na Paralimpíada.| Foto: Marcio Rodrigues/CPB

A paranaense Aline Rocha será a primeira mulher brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno que começam nesta sexta-feira (9), em PyeongChang, na Coreia do Sul. Nascida em Pinhão, no Sul do estado, a atleta de 27 anos competirá na modalidade esqui cross-country com cadeira de rodas. Ela representará o Brasil ao lado de outros dois atletas: o esquiador Cristian Ribera e o snowborder André Cintra.

Aline também será a porta-bandeira no evento de abertura, marcado para esta sexta às 8h, no horário de Brasília. Toda a competição terá transmissão ao vivo pelo site paralympic.org e pelo canal do YouTube do Comitê Paralímpico Internacional (youtube.com/ParalympicSportTV). Na televisão, não haverá transmissão.

A paranaense perdeu os movimentos da perna após uma lesão medular por conta de um acidente de carro aos 15 anos. Ela iniciou a trajetória no esporte praticando atletismo e disputou também os Jogos Paralímpicos Rio-2016. Na Coreia, ela disputará três provas: 12km (dia 10/3, às 23h15), sprint (dia 13/3, às 22h) e 5km (dia 17/3, 0h40).

“A escolha do esporte de inverno surgiu como uma ideia de lutar por algo diferente, difícil, porém possível. Eu e o Fernando [Orso, marido e técnico] percebemos que alguns atletas corredores em cadeira de rodas utilizavam o esqui cross-country para complementar seus treinos e migravam para a modalidade na temporada de neve. Então, entendemos que, além de um grande desafio, a prática do cross-country poderia contribuir muito para minha condição como atleta”, explica Aline Rocha.

Marcio Rodrigues/CPB

Marcio Rodrigues/CPB
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]