• Carregando...

Paraná e Atlético desperdiçaram a chance de ganhar rotas mais confortáveis no Brasileiro ao ficarem sem vitórias na rodada atrasada de sábado. O Tricolor poderia ter voltado de Porto Alegre com a vantagem de poder definir a classificação à Libertadores somente fazendo a lição de casa no restante do torneio. Já o Atlético tinha como delinear melhor seu foco: lutar pelo céu ou fugir do inferno, leia-se Libertadores e Segundona, respectivamente.

Os jogos deste fim de semana (Inter 3 x 2 Paraná e Atlético 0 x 0 São Paulo, válidos pela 17.ª rodada) igualaram a tabela do Nacional e agora todas as equipes têm 26 participações.

Se tivesse superado o Colorado gaúcho, o Tricolor estaria com 43 pontos e bastaria vencer os seis jogos restantes na reformulada Vila Capanema para alcançar a maior façanha da sua história. Isso porque chegaria a 61 pontos, número apontado pelo matemático Tristão Garcia como provável para garantir vaga na principal disputa do continente. "Sessenta e dois é o ideal, mas é possível a classificação com 61", explicou à Gazeta do Povo.

O Paraná segue em 5.º lugar, última posição com passaporte garantido à América, isso se o Inter (já classificado) permanecer entre os quatro primeiros. O Flamengo também está classificado graças ao título na Copa do Brasil.

No caso do Atlético, o empate na Arena garantiu emoção ao Brasileiro ao evitar a disparada do São Paulo, mas manteve o Rubro-Negro na gangorra, agora com 35 pontos. Aos otimistas, o time estaria a cinco pontos da zona de classificação à sua quarta participação no torneio continental. Já os pessimistas veriam que apenas cinco pontos separam atleticanos da zona de degola.

Segundo Tristão, o número da salvação é 48, o que ainda obriga o Atlético a buscar mais 13 pontos nas 12 rodadas restantes. Já o Paraná, com mais duas vitórias e dois empates eliminaria qualquer risco de descenso. Matematicamente, o único time garantido na elite até o momento é o São Paulo, com 50.

Em situação muito parecia à do Atlético estão outras 11 equipes, todas entre 30 e 38 pontos, num campeonato muito nivelado.

Na ponta de baixo da tabela, ainda há esperança, por menor que seja. O lanterna Santa Cruz precisaria dobrar a sua atual pontuação (24) para evitar a degola. Restam 36 pontos em jogo.

Para garantir presença na Sul-Americana, a matemática aponta a necessidade de 52 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]