• Carregando...

Começa hoje a 37.ª Copa São Paulo de Juniores para as equipes do Paraná. E neste ano, com dois atrativos especiais. Primeiro, a maior presença de todos os tempos do estado, com cinco times: Atlético, Coritiba, Paraná, Londrina e Iraty. Já o segundo, e mais importante, a expectativa de superar a boa performance das últimas edições, quando o Coritiba (2004), e Paraná e Iraty (2005) chegaram próximos do título inédito, caindo nas semifinais.

Exceto pelo Azulão, que entra em campo às 15 horas, os demais estrearão às 16 horas. Será apenas o primeiro passo numa disputa acirrada, que conta com 88 clubes de todo o Brasil, divididos em 22 grupos – ontem, na abertura do torneio, o Corinthians goleou o Cene (MS), por 5 a 0, e o São Carlos (SP) bateu o Ceres (MS), por 4 a 1. Classificam-se para a segunda fase os campeões de cada grupo, mais os 10 melhores segundos lugares.

O Atlético larga contra o Juventude, em Americana. No grupo L, enfrentará também os paulistas Rio Branco e o União São João. Comandado por Leandro Niehues, o futuro é uma incógnita. "É difícil projetar, pois vamos enfrentar equipes desconhecidas. Mas garanto que vamos jogar de igual para igual com todo mundo", aponta. O atacante Anderson Aquino, que já atuou pelo profissional, é o grande destaque.

Em São Paulo, pelo grupo R, o Coxa enfrenta o Boa Vontade (MA), e depois o Nacional (SP) e o São Mateus (ES). Com o time renovado, por força dos atletas promovidos ao profissional, o treinador Édison Borges prefere esperar a estréia para pensar no futuro. "É um grupo novo, que vai precisar se encorpar. Se formos bem amanhã (hoje) acredito que podemos ir longe", disse. A esperança fica por conta de Renan, Henrique e Fabinho, principais expoentes do time.

Por sua vez, o Tricolor terá o São Caetano pela frente no jogo inaugural. Taboão da Serra, o time da casa, e Barra do Garças (MT) serão os próximos adversários no grupo K. O técnico Édson Santos aposta no centroavante Jefferson para marcar os gols do Paraná. "Ele tem muito potencial e pode despontar", sentencia.

Desclassificado pelo campeão Corinthians no ano passado, a responsabilidade de repetir a boa campanha não assusta o Iraty. No grupo Q, em Limeira, o Azulão joga de cara contra o tradicional Palmeiras, para depois enfrentar o Botafogo (PB) e a Inter de Limeira, dona da casa. "Entrar tendo chegado longe no ano passado é um peso, mas não incomoda", revela o técnico Celinho Spadotti. Para ele, o time é tão bom quanto o de 2005, e pode revelar os zagueiros Édson Borges e Maurício.

Finalmente, atuando em Bauru, o Londrina estréia contra o Corinthians (AL), com Mixto e Noroeste, os dois de São Paulo, fechando o grupo F. O Tubarão confia no trabalho de seu novo comandante, o técnico Edmundo Silveira, para encontrar jogadores que possam reforçar o time no Campeonato Paranaense. Os destaques são Marcão e João Marcos.

* * * * *

Palmeiras x Iraty, às 15 horas, na Rede Vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]