• Carregando...
Complexo de montanhas Gasherbrum. Missão lembra conquista do k2 | Divulgação / Site Oficial
Complexo de montanhas Gasherbrum. Missão lembra conquista do k2| Foto: Divulgação / Site Oficial

A neve caiu forte nos últimos dias e os paranaenses Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo Burda tiveram que parar no acampamento para que pudesse cumprir a missão para qual partiram no último dia 5 de junho. Eles querem conquistar duas montanhas com mais de 8 mil metros, em comemoração aos 10 anos da subida de Niclevicz ao K2, a segunda montanha mais alta do mundo, com 8.611 metros de altitude. Assim como na expedição de 2000, o pico Gasherbrum I (Hidden Peak ou K5, de 8.080 metros) e o Broad Peak (antigo K3, com 8.051 metros) ficam na região de Karakoram, divisa do Paquistão com a China, e nunca foram conquistados antes por brasileiros.

O último campo-base para a subida, a 5.950m de altitude é a mesma do Gasherbrum II, montanha do mesmo complexo, cujo paredão fica ao lado do local, conforme relato de Waldemar Niclevicz na última sexta-feira (2). "Chegamos ontem [quinta-feira] aqui ao meio dia e nevava muito, a visibilidade era no máximo 50 metros e isso continua até agora, ou seja: está nevando sem parar há mais de 24 horas. Só saímos da barraca para tirar o excesso de neve em volta dela ou para ir ao banheiro, duas tarefas difíceis, mas necessárias. Acabamos de ver nove alpinistas descerem das encostas do Gasherbrun II, uma imagem emocionante no meio dessa situação delicada com tanta neve e vento," contou.

"O pessoal que está tentando escalar o Gasherbrun II já está na expectativa de cume. Uma pena esse mau tempo frustrar a realização de um grande sonho deles. Nós estamos acampados aqui bem perto deles, diante da grande parede que leva ao cume do Gasherbrun II. Nosso caminho é um pouco mais à direita. Por isso, o nosso acampamento é o mais alto de todos," explicou Niclevicz, que alcançou duas vezes o pico do Everest, montanha mais alta do mundo com 8.848 metros.

Niclevicz estava contando com que o tempo melhorasse para que partissem para o acampamento 2, seguindo na preparação para "atacar" os cumes. O experiente montanhista pede torcida pelo sucesso na missão. "Precisamos de perseverança e fé para pode realizar mais esse grande sonho de colocar a bandeira brasileira no alto de grandes montanhas. Contamos com a sua torcida," afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]