• Carregando...

Londrina, Ponta Grossa e Umuarama – A disputa para chegar a Série C mais rentável e equilibrada da história do futebol brasileiro começa hoje para quatro clubes paranaenses. Adap, Cianorte, Iraty e Londrina representam o estado no torneio que reúne 63 equipes de todo o país, movidas por um objetivo comum: conquistar as duas vagas disponíveis para a Segundona 2006.

O acesso – mais do que aproximar os clubes do interior da elite do futebol brasileiro – significará um crescimento técnico e financeiro. Na próxima temporada, a Série B terá apenas 20 clubes – atualmente são 22 – e, a julgar pelas primeiras 15 rodadas da Primeira Divisão, pelo menos um grande do futebol brasileiro.

O retrospecto recente da competição revela a importância desta visita de peso. Com Palmeiras e Botafogo em campo, a Segundona bateu recordes de audiência e faturamento em 2003. Este ano, com o Grêmio, mantém um desempenho financeiro razoável para um torneio que esteve condenado nos anos 90.

O Londrina – presente na edição que contou com os grandes do Rio e São Paulo – inicia contra o Operário (MS), às 17 horas, em Campo Grande, a luta para retornar à Série B. A tristeza pela pior campanha da história do clube no Nacional, em 2004, deu lugar à confiança, graças à quarta posição no Paranaense deste ano.

"O clube está numa situação que não gostaria de estar. Mas começaremos a reverter essa situação desde este jogo. Vamos juntar as forças para resgatar novamente a Série B para o Londrina. Será uma prova de que o trabalho, o esforço feito até agora, valeu a pena", disse o presidente do clube, Agostinho Garrote.

Novidade para o Londrina, a Série C é velha conhecida do Iraty. Em 2004, o Azulão passou da primeira fase, mas caiu nas quartas-de-final. Neste ano, o clube, que estréia fora, contra o Novo Hamburgo, aposta na base terceira colocada da Copa São Paulo Júnior para repetir a boa campanha. A única novidade é Calmon, ex-atacante do Malutrom. "Temos qualidade, falta espírito de competição", afirma o técnico Gilberto Pereira.

A aposta na base também é a fórmula do Cianorte para a sua segunda participação no torneio. Os destaques – que estréia contra o Cene – são Márcio Machado e Edson Santos, remanescentes do time que goleou o Corinthians por 5 a 1, pela Copa do Brasil. O objetivo do Leão do Ivaí é passar da primeira fase e garantir vaga na C de 2006.O único debutante entre os paranaenses é a Adap. A equipe de Campo Mourão mantém o time que disputou o Estadual. A estréia será hoje, em casa, contra o Joinville.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]