• Carregando...

O público presente ao Autódromo Internacional de Pinhais hoje, para a quinta etapa do World Touring Car Championship (WTCC) – com a primeira largada às 12h05 e a segunda às 13h15 –, vai ver um misto de experiência e juventude entre os pilotos. Há desde especialistas na classe turismo a veteranos que já passaram pela Fórmula 1, além de alguns poucos jovens que sonham em estar lá.

Em uma competição marcada pelo equilíbrio, contrastam corredores como o curitibano Augusto Farfus Júnior, de 22 anos – que pode pintar na F-1 em 2007 –, e o italiano Alex Zanardi, de 39 anos, que já passou pela categoria e foi bicampeão na Indy (97-98).

"Participei de algumas reuniões e existe a possibilidade de ocorrer algo para 2007. Mas por enquanto não há nada oficial", diz Farfus. "Estou na minha terceira temporada no WTCC e se não houver (uma vaga na) F-1 fico satisfeito em continuar", afirma ele, que possivelmente será piloto de testes de uma grande equipe – talvez a Ferrari, com a qual seu atual time, a Alfa Romeo, possui estreitas relações.

Estão no WTCC e também foram contemporâneos de Ayrton Senna durante o início dos anos 90 os italianos Nicola Larini, Gabriele Tarquini e Giani Morbidelli.

Ainda existe um terceiro time de competidores, os especialistas em modelos de turismo. Nesse ponto, se destacam os irmãos Dirk e Yorg Müller, da Alemanha, o francês Yvan Muller, o inglês Andy Priaulx e o italiano Fabrizio Giovanardi.

"As corridas são curtas (duas baterias de no máximo 30 minutos), mas muito disputadas. Nunca vi categoria tão emocionante. O público vai gostar", avisa Yorg Müller.

Como todos os carros são parecidos e o nível dos pilotos é dos melhores, não há grandes diferenças entre as equipes e isso se reflete no campeonato. O atual campeão da categoria, Andy Priaulx, divide a liderança da competição com Yvan Muller, com 33 pontos. Entre os seis primeiros classificados a diferença é de apenas dois pontos – o brasileiro Farfus é o oitavo com 22.

Serviço: Quinta etapa do Mundial de Turismo no Autódromo Internacional de Pinhais. Primeira bateria às 12h05 e segunda às 13h15. Ingressos a R$ 20. Ü TV: Band e Bandsports.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]