• Carregando...

Santos (AE) - Foi uma longa espera, mas no início da noite de ontem, 21 anos depois daquela tarde de 3 de dezembro de 1984, a torcida do Santos pôde novamente comemorar a conquista de um título paulista. A festa, de um time com um grande comandante, o técnico Vanderlei Luxemburgo, mas sem grandes estrelas, foi garantida com a vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, na Vila Belmiro.

Ao fazer a sua parte, o Santos chegou aos 43 pontos em 19 jogos e tornou inútil a vitória por 2 a 0 do São Paulo sobre o Ituano, em Mogi-Mirim. O campeão do ano passado viu o bi fugir por um ponto.

O título santista (o 16.º estadual do clube) foi justo. Não só pelos números, mas também pelo poder de superação demonstrado durante o campeonato. Com mais de uma dezena de jogadores recém-chegados, medalhões dispensados e futebol de baixo nível, o Santos das primeiras rodadas não animava ninguém a colocá-lo entre os candidatos ao títulos.

Com o passar das rodadas, porém, Luxemburgo conseguiu dar um padrão ao time, que, sem condições de jogar um futebol vistoso, optou por ser competitivo ao extremo. Quando assumiu a liderança o Santos soube conservá-la, apesar de alguns tropeços que levaram a definição para a última rodada.

Por isso o torcedor assistiu ao início do jogo de ontem um pouco inseguro, tenso como os jogadores. Tensão que durou 23 minutos, até Cléber Santana fazer o primeiro gol. A partir daí, alívio e certeza de título.

Ainda assim, o grito de "É campeão" mostrou-se tímido no segundo tempo. O coro, claro, foi aumentando com a aproximação do fim da partida. E explodiu quando o jogo do São Paulo terminou, oito minutos antes do apito final na Vila Belmiro.

A partir daí, grande festa, que ficou mais animada cerca de 30 minutos depois, quando o helicóptero alugado pela FPF pousou no gramado da Vila Belmiro com a tão esperada taça.

O choro de alegria dos santistas na Vila contrastou, no mesmo local, com as lágrimas, de tristeza e decepção, de alguns jogadores da Portuguesa, rebaixada à Série A2. Queda inapelável de um clube que só vem regredindo nos últimos anos – em 2002 foi parar na Segunda Divisão nacional e de lá não mais consegue sair. Também caíram ontem o Guarani (outro que está na Segundona do Brasileiro), que não teve competência para fazer um único golzinho no pior time do Estadual, o Mogi Mirim, e a Portuguesa Santista, derrotada pelo Rio Branco, por 2 a 0.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]