• Carregando...

Companheiro de Pelé nas conquistas dos Mundiais Interclubes de 62 e 63 pelo Santos, o ex-atacante Pepe, 76 anos, é claro, torce pelo Peixe na busca do tri no Ja­­pão. Mas não nega que tem um amigo do lado do Barcelona, provável adversário na decisão do torneio. Tudo porque o treinador do clube catalão, Josep Guar­diola, foi comandado por Pepe quando jogava pelo Al-Ahli, do Catar, entre 2003 e 2005. Na­­quele ano, o santista se aposentou e o espanhol, que havia chegado recentemente do Barça, preparava o fim da carreira.

"Ele foi muito bem, o melhor do campeonato. Muito bom jogador, dava sempre dois toques na bola e colocava o companheiro na cara do gol. Eu sentia nele uma liderança, uma capacidade de ser um grande treinador", disse Pepe, apenas abaixo de Pelé na artilharia histórica do clube da Vila Belmiro – marcou 405 gols, contra 1.117 do Rei do Futebol.

Os treinamentos no Catar eram o ponto alto da convivência entre jogador e técnico. "Era realmente nosso momento de diversão e, depois do treino, a gente sempre conversava. Eu falo bem o castelhano e ele mostrava sempre muita curiosidade sobre mim, Pelé, Coutinho e principalmente sobre o Clodoal­­do, que era da posição dele", contou.

Guardiola nasceu em 1971 e não viu o Santos lendário dos anos 60/70. O que ele soube sobre a equipe foi por meio de filmes e depoimentos dos mais velhos. "Vendo o Barcelona de hoje jo­­gar, sinto-me gratificado por ter de alguma forma influenciado o trabalho dele", disse Pepe. "Era muito elegante e jogava sempre com dois toques. Era muito bom do meio para a frente", emendou o ex-treinador.

A personalidade do atual técnico do Barcelona e o interesse por futebol mostrado pelo espanhol deixaram Pepe maravilhado. Eles, porém, não tiveram mais contato. "Apenas por meio de jornalistas. Espanhóis estiveram aqui e ele me mandou um abraço, que retribuí. É uma pessoa inteligente, que entende muito de futebol. Não à toa é um dos grandes treinadores do mundo, mesmo com tão pouca idade. Eu torço por ele. Exceto quando é contra o Santos, sou Guardiola Futebol Clube", revelou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]