• Carregando...
Vitória da Bulgária sobre a Polônia, ontem, por 3 a 0, deu origem à inusitada situação do duelo de hoje com o Brasil: quem vencer lidera o grupo e pega caminho mais duro | FIVB
Vitória da Bulgária sobre a Polônia, ontem, por 3 a 0, deu origem à inusitada situação do duelo de hoje com o Brasil: quem vencer lidera o grupo e pega caminho mais duro| Foto: FIVB

Primeiro lugar é o melhor resultado sempre, certo? Nem sempre. Com um regulamento que antecipa confrontos de favoritos, o Mun­­dial de Vôlei, na Itália, vê uma insatisfação crescente das equipes. Afinal, o sistema de disputa faz com que os derrotados sigam para as próximas fases em situação mais favorável que os vencedores – à exceção do país anfitrião.

Ontem, a seleção brasileira soltou o verbo. "O jogo amanhã [ho­­je] vai ser ridículo. A gente queren­­do perder e eles fazendo de tudo para não vencer. Isso é um assassinato do vôlei. Não pode um Cam­­peonato Mundial ter um regulamento de m... como esse, que coloca Irã, Egito e Japão para favorecer uma tricampeã [a Itália]", afirmou o ponteiro Giba.

Hoje, o Brasil enfrenta a Bul­­gá­­ria em Ancona, a partir das 16 horas. Jogo que, teoricamente, se­­ria para definir o 1.º colocado no gru­­po N. Na prática, a vice-lide­ran­­ça na chave garantirá um ca­­minho mais tranquilo. Afinal, se vencer, a equipe brasileira enfrenta na última fase de grupos o primeiro colocado do Gru­­po I (Rússia ou Espanha) e o se­­gundo da chave H (Cuba ou Sér­­via) em Florença.

Caso perca, joga contra o primeiro do Grupo L (EUA ou Re­­pú­­bli­­ca Tcheca) e o segundo do G (provavelmente a Alemanha), em Roma, onde serão disputadas as semifinais e a final. Uma chave teo­­ricamente mais fácil, com menos viagens – algo essencial no meio desta maratona.

"O jogo contra a Bulgária vai ser ridículo. Por mim, ficava no hotel. Tirava ‘zerinho ou um’ para ver quem avança em primeiro", afirmou o meio de rede Ro­­drigão.

Após saber da incrível virada da Espanha sobre a Rússia (3 sets a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0), ontem, em jogo que tirou a invencibilidade de um dos favoritos ao título, Rodrigão voltou a protestar. Desta vez em seu perfil no microblog Twitter: "Espanha ganhar da Rússia? EUA perdem para República Tcheca? Amanhã no nosso jogo quem perde se dá bem? Porque tudo isso?" postou.

O favorecimento aos italianos foi destacado pelo levantador Bruninho. "A fórmula é ridícula e beneficia a Itália em todas as hipóteses. Eles estão fazendo de tudo para dificultar a nossa vida! Não só nos nos jogos, mas não deixando nossa equipe viajar logo após a partida para tentar ganhar horas de descanso", postou em sua página no Twit­ter.

"É um campeonato mal construído. Fizeram uma fórmula que faz o perdedor cair em uma chave mais fácil. Vamos entrar com o time base contra a Bulgá­­ria, sem expor nenhum jogador", afirmou o técnico Bernar­­di­­nho, assegurando que o time jogará para vencer. Mas que vai poupar atletas.

Os sérvios, também favoritos, cogitaram perder para a Polônia na primeira fase, visando a um grupo mais fácil na etapa seguinte. "Antes do jogo, enfrentamos um sério dilema, mas aí decidimos jogar para vencer ", falou o capitão sérvio Nikola Grbic. Ain­­da assim, não conseguiram evitar a derrota.

Ao vivo

Brasil x Bulgária, às 16 horas, no SporTV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]