• Carregando...

O suíço Peter Sauber ficou conhecido na Fórmula 1 por seu mau humor. Entre 1993 e 2005, foi chefe da equipe que levava seu nome, e era difícil - quase impossível - vê-lo sorrir. Neste fim de semana de GP do Brasil, ele é uma das figuras mais simpáticas em Interlagos. O motivo tem nome e sobrenome: Felipe Massa.

O brasileiro da Ferrari larga na pole e pode ser campeão - para isso, precisa vencer e torcer para que Lewis Hamilton, da McLaren, chegue no máximo em sexto lugar. Se conseguir a façanha, Felipe deve muito a Sauber, que lhe deu a primeira chance na categoria, no fim de 2001. "Conheci Felipe em um teste no circuito de Mugello. Vi logo que ele era rápido, principalmente nas curvas de alta. Fiquei impressionado."

Foi a senha para contratar Massa, que pilotou para a Sauber em 2002. Fez uma temporada ruim, com muitos erros e apenas quatro pontos - um quinto lugar e dois sextos, nos tempos em que apenas os seis primeiros pontuavam. "Talvez devido a seu jeito latino", justifica Sauber.

O brasileiro passou o ano seguinte como piloto de testes da Ferrari e depois voltou para a Sauber, onde correu em 2004 e 2005, com 12 e 11 pontos, respectivamente. "A temporada nos testes foi a melhor coisa que poderia acontecer a ele."

Hoje, Sauber é consultor da BMW, que oficialmente ainda carrega o seu sobrenome. O suíço refere-se à "sua" equipe ainda no presente, como se não tivesse vendido a escuderia para a marca alemã, há três anos. Os tempos mudaram para ele. E também para Massa. "O Felipe que vejo hoje é muito mais maduro e profissional. É um piloto que está pronto para vencer".

Caso saia de Interlagos com o título neste domingo, o brasileiro será mais um campeão revelado por Sauber - Schumacher pilotou na equipe do suíço no Mundial de Protótipos, antes de chegar à F-1, e Kimi Raikkonen também estreou na categoria pela Sauber, em 2001. Teria ele um olho mágico para bons pilotos? "Não, não existe olho mágico. Digamos que eu tenha uma boa intuição."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]