• Carregando...
Michael Phelps com suas oito medalhas de Pequim, na capa da revista Sports Illustrated. | Divulgação
Michael Phelps com suas oito medalhas de Pequim, na capa da revista Sports Illustrated.| Foto: Divulgação

Michael Phelps deu duas notícias que podem reconfortar outros nadadores, especialmente os mais jovens. Primeiro, declarou que a Olimpíada de Londres, em 2012, será sua última. "Eu disse a mim mesmo que jamais competiria com mais de 30 anos", disse o nadador norte-americano, de 23 anos. Com isso, quem tiver idade para disputar a edição de 2016 não terá de pular na água sabendo que o topo do pódio já tem dono.

"Eu não tenho certeza se nadarei por mais alguns anos depois da Olimpíada (de Londres). Também não sei por que escolhi essa idade de 30 anos, mas eu disse ao (técnico) Bob Bowman que eu não nadarei depois dos 30, então, nem adianta ficarem especulando", afirmou. Com oito ouros em Pequim, o astro superou o recorde de seu compatriota Mark Spitz, estabelecido em 1972, de sete medalhas douradas em uma edição dos Jogos. Phelps venceu provas no nado livre, borboleta, medley individual e revezamentos.

A segunda revelação do nadador de Baltimore pode provocar arrepio, inicialmente, em atletas que atualmente não competem com ele. Em busca de novos desafios, Phelps anunciou que irá disputar provas do nado costas e os 100 m livre. As mudanças, porém, param por aí, para alívio de atletas como o japonês Kosuke Kitajima, bicampeão olímpico do nado peito. "Para mim, nada de peito, nada de provas de fundo ou em águas abertas, então esses caras continuarão sendo meus amigos", disse ele, sem tempo para modéstia. "Eu não tenho idéia do que eu vou fazer nos próximos quatro anos, mas estou ansioso para tentar novas provas e nadar em algumas competições que ainda não tive chance de comparecer", disse o norte-americano. "Se isso der certo, então ótimo. Se não, posso voltar a fazer o que vinha fazendo."

Com o recorde de 14 medalhas de ouro em três participações olímpicas, Phelps terá que se acostumar a um novo nível de notoriedade, mas não vê escolha entre fama e sucesso nos próximos anos. "Eu estou me divertindo e acho que isso é o que importa", disse. "Qualquer coisa que você sonha, você pode realizar. Para mim, o céu é o limite. Tenho alguns sonhos doidos na minha cabeça e eles ficarão por aqui até que sejam alcançados", complementou. "Não acho que tudo vai ser perfeito, mas vai ser divertido."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]