• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

O retorno do Coritiba à Primeira Divisão sela uma troca de ícones no clube. Saem definitivamente de cena os pangarés, que marcaram a queda e permanência na Série B, volta a piazada, motor do acesso neste ano e dos melhores momentos do Coxa nesta década.

Símbolos maiores do rejuvenescido alviverde, Henrique, Pedro Ken e Keirrison tiveram trajetórias diferentes dentro do Alto da Glória nestas duas temporadas de Segundona. Os três se destacaram na Copa São Paulo Júnior do ano passado – a equipe foi eliminada nas quartas-de-final –, mas se firmaram entre os profissionais em momentos distintos.

Henrique foi o primeiro a ganhar espaço. Lançado no Paranaense-06, foi titular durante toda a malsucedida campanha da Série B. Keirrison também conseguiu as primeiras oportunidades no Estadual. Contudo, uma grave lesão no joelho direito encerrou a temporada do atacante já no mês de fevereiro. Pedro Ken foi o único a não conseguir uma seqüência entre os profissionais no ano passado. Acabou vendo do banco o naufrágio do meio-de-campo formado por Jackson, Cristian e Paulo Miranda.

Neste ano, o trio foi fundamental para o acesso. Mas novamente teve de esperar para voltar a jogar junto. Henrique se manteve como titular desde o início. Pedro Ken ganhou espaço durante o Estadual e não saiu mais, embora tenha sido escalado em diversas funções. Nas mãos de René Simões, foi volante, meia, ala e até atacante.

Já Keirrison só conseguiu se firmar na reta final da Série B. Excluído da equipe quando René preferiu ficar só com "os fortes e certos", rapidamente ganhou a confiança do treinador e voltou a ser titular.

Mesmo sem lugar cativo entre os 11, Keirrison ajudou a espantar o fantasma dos pangarés do ataque alviverde. Seus nove gols, que o tornam artilheiro do clube na Série B deste ano, quase empatam com a soma de Alberto (quatro), Jéfferson (quatro) e Willian (dois), os camisas 9 do ano passado.

Com a volta à Primeira Divisão, o trio se junta a outras revelações que se destacaram na história recente do Coritiba. Em 2003, Lima, Marcel e Adriano foram peças-chave na conquista do Estadual – o bi viria no ano seguinte – e da vaga na Libertadores. Em 2004, Miranda virou titular da zaga. Uma temporada depois, foi a vez de Rafinha se destacar.

E o futuro da versão 2007 da piazada parece ser o mesmo dos seus antecessores. Por pouco Henrique não deixou o Alto da Glória durante a Série B. Dificilmente o zagueiro segue no clube em 2008. Keirrison e Pedro Ken também já foram sondados por outras equipes, mas devem ficar ao menos mais uma temporada no Coxa. Afinal, o clube pagou com o rebaixamento por se desfazer em um curto espaço de tempo das suas revelações.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]