• Carregando...

O piloto curitibano, Gabriel Falavina Dias, de 16 anos, vê o sonho da Fórmula 1 ficar mais próximo da realidade. Campeão Brasileiro, Paulista e da Copa Brasil de Kart, Gabriel foi selecionado para a final da Seletiva de Pilotos promovida pela BMW Motorsport e pelo Automóvel Clube Alemão (ADAC). A seletiva visa a temporada 2007 da Fórmula BMW.

Gabriel foi selecionado após dois dias de testes (12 e 13 de agosto) com o carro da categoria no Autódromo de Valência, na Espanha, e garantiu uma das 18 vagas na final. Na primeira fase eram 63 pilotos de todo o mundo. Entre os finalistas está Adrien Tambay, filho do ex-piloto de Fórmula 1 Patrick Tambay. A seletiva é disputada por pilotos de 15 a 17 anos.

O vencedor da seletiva promovida pela BMW ganhará uma bolsa de 50 mil Euros para a temporada de 2007 da categoria-escola, e um contrato de um ano com a fábrica envolvendo participação em lançamentos e eventos, além de um completo programa de treinamento e preparação denominado "Education and Coaching Programme".

O programa inclui técnicas de pilotagem, acerto de chassi, preparação física e gerenciamento de mídia. A final da seletiva BMW será nos dias 5, 6 e 7 de setembro, novamente no circuito de Valência, na Espanha.

O curitibano confessou que a próxima fase será ainda mais difícil, mas está animado para fazer um bom papel e conquistar a bolsa. "Agora vai ser mais complicado, pois são os melhores que ficaram. Mas estou treinando no Brasil e vou fazer o meu melhor para conquistar a bolsa", explicou Gabriel.

O piloto está em São Paulo, onde treina com um Shifter Kart, um kart mais "nervoso" que tem marchas. Os treinos estão sendo feitos na Granja Viana. Na próxima semana o piloto tentará treinar em Interlagos, com um Fórmula Renault. Antes da seletiva da BMW, Gabriel nunca tinha corrido com um carro fórmula.

A primeira sensação foi boa. "Foi muito bom, não pensei que iria gostar tanto. Nunca tinha andado de fórmula e no final eu era um dos melhores. Essa evolução contou muito para eu passar para a fase decisiva", afirmou o curitibano. Os seis melhores pilotos da seletiva ficarão vinculados à fábrica BMW. Mesmo que não consiga a bolsa, Gabriel confirmou que irá disputar a temporada 2007 da Fórmula BMW, na Alemanha.

"Estamos traçando o caminho da minha carreira para eu chegar à Fórmula 1", definiu orgulhoso o piloto paranaense. O pai do piloto, Valter Dias, vê no programa da BMW uma grande chance para o filho. "No automobilismo os custos são muito altos e é preciso conseguir um vínculo com uma fábrica ou equipe. Esse curso da BMW é bem interessante neste ponto", afirmou Dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]