• Carregando...
Líder do campeonato, Mark Webber foi o mais rápido nos treinos livres de sexta-feira na Coreia do Sul | Philippe Lopez/ AFP
Líder do campeonato, Mark Webber foi o mais rápido nos treinos livres de sexta-feira na Coreia do Sul| Foto: Philippe Lopez/ AFP
  • Veja o circuito do GP da Coreia do Sul

Coréia do Sul - A frase de Rubens Barrichello, da Williams, depois dos treinos livres realizados ontem, no estreante circuito Yeongam, resume com precisão o desafio de pilotos e equipes para a disputa do GP da Coreia do Sul, que será amanhã, a partir das 4 horas (horário de Brasília). "A gente trabalha com suposições para acertar o carro. É preciso imaginar como estará a pista", admitiu o piloto brasileiro, o mais experiente da Fórmula 1.

A liberação no último momento do autódromo para a disputa do GP da Coreia do Sul, estreante no calendário da categoria, pode gerar um resultado surpreendente. "Eu nunca pilotei num asfalto tão escorregadio", afirmou o piloto inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que é um dos cinco candidatos ao título da temporada.

Ao final das 55 voltas da corrida, no seletivo e perigoso traçado de 5.621 metros do circuito de Yeongam, a Fórmula 1 não conhecerá, ainda, o campeão do mundo de 2010. Mesmo que o vencedor da prova seja o australiano Mark Webber (Red Bull), que lidera o campeonato com 220 pontos e foi o mais rápido nos treinos livres de sexta-feira, a disputa continua.

Depois de Webber, aparecem dois pilotos empatados: o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) e o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), ambos com 206 pontos. Além dos três primeiros colocados, a dupla da McLaren ainda mantém chances de título: Hamilton está com 192 pontos, enquanto o também inglês Jenson Button soma 189.

A corrida da Coreia do Sul tem mais variáveis que todas as outras deste ano. Como afirmou Alonso, "é impossível prever o que irá acontecer e pode até chover". Rubinho explicou que a pista vai apresentar aderência bem maior na hora da corrida. "Estimamos em 1,5 segundo", contou. E o acerto do carro para essa condição é bem distinto do usado na sessão de classificação, que ocorreria na madrugada de hoje (pelo horário brasileiro), sendo que o regulamento proíbe as equipes de mexerem nos carros entre sábado e domingo. "As ultrapassagens serão difíceis porque, se você sai da trilha emborrachada, a chance de errar é grande", disse o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.

Se os tempos registrados até agora no estreante circuito sul-coreano servirem de leve referência, Vettel e Webber não deverão ter a enorme vantagem técnica verificada na última prova, no Japão, quando fizeram a dobradinha com tranquilidade.

Ao vivo

GP da Coreia do Sul, às 4 horas, na RPC TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]