• Carregando...

O frio é a grande preocupação dos pilotos e equipes na etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car. Apesar da mínima prevista para a madrugada do sábado ser bastante baixa (-2ºC), a variação da temperatura no fim de semana também apresenta uma amplitude que pode amenizar o problema. No sábado, dia do treino classificatório, a máxima pode chegar a 22ºC.

"Se tivermos frio intenso durante os momentos-chave da competição, a definição do grid e a corrida, teremos uma situação bastante peculiar em termos de acerto do carro. Algo que talvez seja único nesta temporada. Dificilmente teremos temperaturas tão baixas em 2009 novamente", disse Felipe Maluhy.

Para Maluhy, o acerto do carro mudará completamente em caso de frio intenso na hora do treino classificatório. Isto pode mudar completamente o grid de largada.

"Teoricamente, teríamos uma temperatura já agradável durante o treino, mas se houver nuvens ou alguma piora no tempo, o frio pode se manter, e aí teremos uma mudança radical no acerto do carro. Por exemplo, o ajuste da suspensão para o melhor uso dos pneus na volta rápida (que se desgastam mais facilmente com o calor), o uso dos freios e até o aproveitamento do motor são diferentes com o calor e frio extremos. No frio, a tendência é que o asfalto fique escorregadio, e para atingir a temperatura ideal é necessário mais do que apenas uma volta."

O piloto da equipe Avallone tem experiência em corridas nestas condições, graças ao tempo que passou na Inglaterra.

"Gosto de correr nestas condições e também com pista úmida. Já disputei muitas provas na Inglaterra com temperaturas abaixo de zero. Então, tenho alguma experiência. Além disso, para os motores será melhor, porque o ar frio melhorará o trabalho de refrigeração."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]