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Marcão vibra após marcar diante do Ceará | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Marcão vibra após marcar diante do Ceará| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
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O líder da temporada, Fernando Alonso largará em 5º:

1º L. Hamilton, (McLaren) 2º P. Maldonado, (Williams)3º S. Vettel, (Red Bull)4º J. Button, (McLaren)5º F. Alonso, (Ferrari)6º Paul di Resta, (Force India)7º M. Webber, (Red Bull)8º R. Grosjean, (Lotus)9º M. Schumacher, (Mercedes)10º N. Rosberg, (Mercedes)11º N. Hulkenberg, (Force India)12º K. Raikkonen, (Lotus)13º F. Massa, (Ferrari)14º S. Perez, (Sauber)15º D. Ricciardo, (Toro Rosso)16º Jean-Eric Vergne, (Toro Rosso)17º K. Kobayashi, (Sauber)18º V. Petrov, (Caterham)19º H. Kovalainen, (Caterham)20º T. Glock, (Marussia)21º Charles Pic, (Marussia)22º B. Senna, (Williams)*23º N. Karthikeyan, (HRT)24º De la Rosa, (HRT)*

*Punidos com a perda de cinco posições, pois quebraram o carro no treino.

São muitos os agravantes: umidade relativa do ar acima dos 90%; circuito travado, com os muros próximos, impedindo a circulação do ar; duração de corrida beirando as duas horas. Tudo aponta para um teste máximo para o preparo físico dos pilotos durante o GP de Cingapura, com largada às 9h (horário de Brasília).

Em sua quinta edição, a prova de Marina Bay vem roubando a fama de mais dura do ano do GP da Malásia, disputado também sob um intenso e úmido calor. Isso porque, além do fator climático, o traçado se assemelha a Mônaco em termos de exigência. Para se preparar para o desafio, os pilotos intensificam sua preparação física e buscam treinamentos que reproduzam as condições que encontrarão na corrida.

"São feitos treinos intervalos mais fortes, com 90% da intensidade máxima e tiros de 30s a 1min, com 1min de descanso para melhorar a resistência cardíaca, já que é uma prova de rua, em que não há muitas retas para respirar", explica preparador físico especializado no treinamento voltado ao automobilismo, Vanderlei Pereira, que cuida do fôlego de Felipe Massa.

Mesmo com a dificuldade, é uma pista que agrada aos pilotos. Inclusive, tem fama de ser daqueles territórios em que os grandes fazem diferença – e mais uma vez vale a comparação com Mônaco. "É uma boa pista, muito ondulada e longa – são 23 curvas e não há muita chance de descansar, pois até na reta você tem de se concentrar por conta das ondulações e o muro está sempre próximo", define o vencedor da prova do ano passado, Sebastian Vettel. "É um grande desafio para os pilotos e correr à noite faz com que seja ainda mais especial."

A principal dificuldade é manter a concentração. "Há muita exigência mental, a margem de erro é muito pequena. E isso em um circuito no qual não há muita circulação do ar. As pessoas acham que, por ser um cockpit aberto, há ventilação, mas ela é muito pequena devido à aerodinâmica do carro. Em um circuito como esse, com muros próximos, a situação é parecida com a de um carro de turismo – e na Stock Car, por exemplo, chegamos a 50, 60 graus C. Parece uma sauna", compara Pereira.

Não é de se surpreender, portanto, que a principal preocupação a partir do momento em que os pilotos chegam a Cingapura – e, como explica o preparador, eles tentam chegar o mais em cima da hora possível, uma vez que seguem no horário europeu e, com isso, não precisam (e nem podem) se adaptar ao fuso – é manter seu peso. "Eles se pesam constantemente para manter o que tinham na quinta-feira. Qualquer perda é hídrica e, a partir de 2% a menos do peso corporal, a performance já cai bastante."

Ao vivo

GP de Cingapura, às 9 h, na RPCTV.

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