• Carregando...
Velódromo localizado no Jardim Botânico tem pista bastante desgastada justamente pelo excesso de uso: Paranaense será disputado entre hoje e domingo | Daniel Derevecki / Gazeta do Povo
Velódromo localizado no Jardim Botânico tem pista bastante desgastada justamente pelo excesso de uso: Paranaense será disputado entre hoje e domingo| Foto: Daniel Derevecki / Gazeta do Povo

O paranaense Davi Romeo, quarto colocado no ranking bra­­sileiro, é um dos destaques do Campeonato Paranaense de Ci­­clismo de Pista, a partir de ho­­je, no velódromo do Jardim Bo­­tânico, em Curitiba.

Detentor do recorde brasileiro do quilômetro contra o relógio (1min4s754), alcançado em 2009, na Cidade do México, o ciclista espera se destacar na ca­­pital paranaense e somar pontos no ranking nacional. "Fiquei fora da etapa do Bra­­sileiro realizada no Rio de Ja­­neiro, em março, por questões burocráticas. Agora preciso somar pontos para ficar perto de uma vaga na Copa do Mundo, que dá acesso ao Mun­­dial de Ciclismo", explica o atleta, 23 anos, da equipe GF Ci­­clismo.

Além da prova do quilômetro, Romeu está inscrito nos 200 metros, kerin (prova na qual seis ciclistas perseguem uma moto, sem poder ultrapassá-la) e velocidade por equipe. "Es­­pero fazer bons tempos e até, quem sabe, bater recordes. Mas a pista de Curitiba está um pouco judiada, vamos ver o que dá para fazer."

Segundo a organizadora da prova, Mônica Braga, a pista do velódromo do Jardim Botânico é uma das mais utilizadas do Bra­­sil, porém uma das que está em pior estado de conservação. "Um contrasenso, mas é o que acontece. Isso ocorre pelo excesso de uso", diz.

Apesar da condição comprometida do piso, ela lembra que a Secretaria do Esporte e Lazer (Smel) da prefeitura de Curitiba tem colaborado para a realização do evento. "A Smel banca a arbitragem, disponibiliza os banheiros químicos e nos auxilia na organização", enumera.

As provas começam hoje e terminam na manhã de domingo. Disputam o Paranaense de Ciclismo atletas federados de todo o Brasil. A competição vale pontos para o Ranking Brasilei­­ro de Pista. No ciclismo de pista, as bicicletas não têm freio e câm­­bio.

Serviço:

Campeonato Paranaense de Ciclismo de Pista: hoje, a partir das 14 horas; amanhã e domingo, às 8 horas, no velódromo do Jardim Botânico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]