• Carregando...

O amazonense Antonio Pizzonia pode seguir os passos de outros ex-pilotos de Fórmula 1, como Luciano Burti, Tarso Marques e Christian Fittipaldi, e disputar a temporada da Stock Car V8 a partir do ano que vem. A inédita experiência na categoria aconteceu ontem no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Pilotando o carro de Popó Bueno, que chegou em quarto na corrida de domingo, o ex-piloto de testes da Williams andou na pista por duas horas e guiou pela primeira vez na carreira um carro de turismo. "Foi diferente, mas gostei. Estou há quase seis meses sem andar em um carro de corrida e nunca havia pilotado aqui", disse Pizzonia.

Acostumado a competir com os chamados carros de fórmula, o amazonense teve que se adaptar com algumas diferenças. Um carro de Fórmula 1 pesa 500 quilos, tem 700 cavalos de potência e uma maior eficiência nos freios. Já um Stock Car pesa 700 quilos a mais, com 450 cavalos de potência, o que exige um melhor preparo físico do piloto.

Segundo Pizzonia, a possibilidade de correr na Stock em 2007 depende de um possível retorno à principal categoria do automobilismo mundial. "Talvez corra, mas não é prioridade. Quero estar na Fórmula 1, ser piloto de testes e ver se a equipe será flexível. Está cedo ainda para definir isso", afirmou ele, que pretende conciliar as duas categorias.

O convite para o amazonense testar o carro ocorreu no começo do ano e faz parte de um projeto da equipe Hot Car para 2007. "Da minha parte ele estaria contratado. Eu gostaria muito que ele participasse da categoria no ano que vem", disse o chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, que elogiou o bom desempenho de Pizzonia.

O piloto correu cerca de três segundos mais lento que o pole position da etapa curitibana, o paulista Thiago Camilo. A pista paranaense foi escolhida para o teste por ser considerada uma das mais rápidas do país.

Apontado como uma das maiores promessas do automobilismo brasileiro nos últimos anos, Pizzonia não considera um retrocesso na carreira um possível retorno ao país. "Para um piloto, o importante é estar competindo e ter o desafio de vencer. E a Stock Car está em um nível muito bom, competitivo. Eu tendo a possibilidade de correr e vencer, acho válido", avaliou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]