Tony Martin desgarrou do pelotão nos últimos quilômetros e venceu com certa folga na chegada ao território francês.| Foto: Yoan Valat/EFE

O ciclista alemão Tony Martin venceu nesta terça-feira (7) a quarta etapa da Volta da França (Tour de France) e assumiu a liderança da classificação geral da prova no momento em que ela entra no território francês. Para isso, se aproveitou da adoção de um estilo seguro pelo britânico Chris Froome e seus principais rivais, que evitaram correr riscos nos traiçoeiros trechos com paralelepípedos.

CARREGANDO :)

Martin, que estava um segundo atrás de Froome na classificação antes do começo da quarta etapa, escapou do grupo do britânico quando faltavam cerca de três quilômetros para o fim da disputa. Froome e outros competidores o deixaram escapar, confiando que Martin não é um dos candidatos ao título.

O italiano Vincenzo Nibali, atual campeão da Volta da França, encaminhou o seu triunfo no ano passado com um desempenho brilhante nas pedras escorregadias, tentou fustigar Froome, mas não teve sucesso.

Publicidade

A quarta etapa da mais tradicional prova do ciclismo mundial teve um percurso de 223,5 quilômetros entre a cidade belga de Seraing e Cambrai, no norte da França, o que levou a disputa a enfim entrar no território do país.

Dono de uma medalha de prata conquistada na Olimpíada de Londres, em 2012, Tony Martin contou com o trabalho de equipe para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, com um tempo total de 5h28min58. Três segundos depois, vieram mais 34 competidores. O também alemão John Degenkolb foi o segundo colocado, à frente do eslovaco Peter Sagan.

Nesse mesmo segundo, ficaram três dos candidatos ao título da Volta da França: Nibali, o 15º colocado, Froome, o 17º, e o espanhol Alberto Contador, na 19ª colocação.

Na classificação geral, Martin ocupa o primeiro lugar com um tempo total de 12h40min26 e 12 segundos de vantagem para Froome, o vice-líder. Já o norte-americano Tejay van Garderen é o terceiro colocado, a 25 segundos do líder. Por sua vez, Contador está na oitava posição, a 48 segundos de Martin, enquanto Nibali é o 13º, com uma desvantagem de 1min50 para o primeiro colocado.

A camiseta verde, destinada ao ciclista com mais pontos, está com o alemão André Greipel, com 84. O espanhol Joaquim Rodríguez segue sendo o detentor da camisa branca com bolinhas vermelhas, usada pelo melhor montanhista. Já a camiseta branca, dada ao melhor jovem, continua com o eslovaco Peter Sagan.

Publicidade

A Volta da França prossegue nesta quarta-feira com a realização da quinta etapa. A disputa será em um trecho plano de 189,5 quilômetros entre Arras Communauté Urbaine e Amiens Metrópole.