O Brasil ficou na 10ª colocação na disputa do Bradesco Rugby Sevens Brasil, terceira etapa do Circuito Mundial feminino, que foi disputado nesta sexta e sábado na Arena Barueri. A equipe teve um primeiro dia ruim, com três derrotas, mas se recuperou na fase final com uma vitória expressiva sobre Irlanda. Depois, acabou caindo diante dos Estados Unidos.

CARREGANDO :)

"Eu fiquei muito desapontado com o primeiro dia. Não fizemos um bom jogo coletivo e faltou foco. Talvez as meninas estivessem sem concentração por causa da presença dos familiares. Mas depois nos recuperamos", explica o técnico Chris Neill, que é da Nova Zelândia mas treina o Brasil.

Paulinha Ishibashi, de 29 anos, é uma das mais experientes jogadoras da seleção. Apesar da campanha irregular na etapa, ela vê com bons olhos a evolução do esporte. "Eu percebo muito potencial em nossa equipe. Jogamos diante de nossa torcida e isso é bom para as atletas perceberem a dificuldade de se disputar uma etapa do Circuito Mundial. Só tem adversário pedreira e vejo uma seleção feminina comprometida", afirma a atleta.

Publicidade

A modalidade fará sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Antes, a versão de 15 jogadores já havia participado da disputa. O Brasil já conquistou direito à vaga, tanto no masculino quanto no feminino, e Chris espera ver suas atletas brilhando na Cidade Maravilhosa.

"Eu acredito muito nelas, caso contrário não estaria aqui. Sei que não é fácil trabalhar tanto e vejo que a dedicação delas é muito grande", explica. O treinador afirma que sua seleção precisa aprender a superar alguns bloqueios mentais contra equipes que estão no mesmo nível, como Espanha e China. "Precisamos ganhar delas", admite.

O trabalho está sendo feito para preparar as garotas para a Olimpíada e esses dias em Barueri serviram de bastante aprendizado, até porque o torneio foi o principal já realizado no Brasil e ajudou as atletas a ganharem mais experiência e lidar com a pressão de jogar diante da torcida. "O rúgbi sevens é muito dinâmico e disputado em apenas 14 minutos. Com isso, às vezes vocês pode perder para o pior time ou ganhar do melhor."

Confira os resultados do Brasil:

Espanha 21 x 5 BrasilCanadá 40 x 7 BrasilHolanda 20 x 14 BrasilBrasil 30 x 0 IrlandaEstados Unidos 21 x 0 Brasil

Publicidade