• Carregando...

Melhor jogadora do último Mundial Sub-19, a brasileira Damiris Dantas foi escolhida nesta segunda-feira no Draft da WNBA, a liga norte-americana feminina de basquete. A jogadora, que está na sua primeira temporada como adulta e atualmente defende o Celta de Vigo, da Espanha, foi escolhida ainda na primeira rodada do Draft, pelo Minnesota Lynx, atual campeão da WNBA.

Damiris, porém, ainda não decidiu se vai assinar contrato com o time de Minneapolis ou se vai continuar no basquete espanhol para ganhar experiência. Todas as jogadoras escolhidas na primeira rodada do Draft nasceram em 1990 ou 1989. Ela, que é de novembro de 1992, é a única exceção, chegando a ser mais de três anos mais nova que as demais.

A ala pivô de 19 anos e 1,94m ganhou destaque mundial no Campeonato Mundial Sub-19 do ano passado, torneio no qual o Brasil faturou a medalha de bronze e em que ela foi eleita a MVP. Damiris também foi a cestinha (média de 20,9 pontos) e a maior reboteira (12,6 de média), mesmo atuando fora do garrafão.

A jogadora foi revelada pelo Divino/COC, de Jundiaí, mesmo time que formou a Magic Paula. O clube, porém, não tem time adulto e por isso Damiris aceitou, em meados do ano passado, se transferir para o Celta. Na Liga Espanhola, ela teve média de 13 1 pontos e 7,0 rebotes. A equipe dela, porém, foi a antepenúltima colocada.

A se confirmar a ida de Damiris para o Lynx, ela será a segunda brasileira na liga norte-americana. Só restou a pivô Erika por lá, no Atlanta Dream. A ala Iziane também atuava pelo atual vice-campeão, mas ela não irá jogar a próxima temporada da WNBA para se dedicar à seleção brasileira e a Olimpíada.

Isso porque a temporada da WNBA começa no dia 18 de maio e só será paralisada em 14 de julho, por conta da Olimpíada. As jogadoras terão 13 dias para treinarem com suas seleções visando os Jogos de Londres. Três dias depois da final olímpica, a WNBA retorna. Damiris é nome certo na convocação que o técnico Luiz Cláudio Tarallo fará nesta quinta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]